Gestão de recursos informacionais digitais online no contexto das bibliotecas centrais universitárias do Rio Grande do Sul
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O impacto das tecnologias de informação e comunicação no cenário das bibliotecas universitárias está transformando o modelo tradicional de biblioteca física para um modelo de acesso virtual em que os recursos informacionais digitais online estão sendo cada vez mais utilizados e solicitados pela comunidade acadêmica. A transição do modelo de recursos tradicionais empregados nas bibliotecas universitárias para a inserção de recursos informacionais digitais online está exigindo do bibliotecário no ...
O impacto das tecnologias de informação e comunicação no cenário das bibliotecas universitárias está transformando o modelo tradicional de biblioteca física para um modelo de acesso virtual em que os recursos informacionais digitais online estão sendo cada vez mais utilizados e solicitados pela comunidade acadêmica. A transição do modelo de recursos tradicionais empregados nas bibliotecas universitárias para a inserção de recursos informacionais digitais online está exigindo do bibliotecário novas habilidades de gestão. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a gestão de recursos informacionais digitais online no cenário das bibliotecas centrais universitárias do Rio Grande do Sul, no que tange aos investimentos, prioridades, vantagens e desvantagens em relação aos recursos impressos. O instrumento de coleta de dados consistiu de um questionário encaminhado às bibliotecas centrais de 19 universidades públicas e privadas localizadas em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul, no período de outubro a novembro de 2014. Os resultados demonstram que não há, ainda, uma política de desenvolvimento de coleções direcionada exclusivamente para recursos informacionais digitais online e, tampouco, se constituem como recursos primordiais para as bibliotecas universitárias. O percentual de investimento nesses recursos ainda é baixo embora, as vantagens percebidas na sua incorporação sejam maiores que as desvantagens. ...
Abstract
The impact of information technology and communication in the scenario of university libraries is changing the traditional model of a physical library to a virtual access pattern in which online digital information resources are being increasingly used and requested by the academic community. The transition from the traditional pattern used in university libraries for the inclusion of online digital information resources demands from Librarians new skills regarding their management. The objecti ...
The impact of information technology and communication in the scenario of university libraries is changing the traditional model of a physical library to a virtual access pattern in which online digital information resources are being increasingly used and requested by the academic community. The transition from the traditional pattern used in university libraries for the inclusion of online digital information resources demands from Librarians new skills regarding their management. The objective of this study was to identify and analyze the management of online digital information resources in central university libraries in Rio Grande do Sul, concerning investments, priorities, advantages and disadvantages over the printed material. The data collection consisted of a questionnaire sent to the central libraries of 19 public and private universities located in different cities of the state of Rio Grande do Sul, during October and November 2014. The results have shown that there still is not a policy focused on exclusively online digital information resources, neither are they considered as key resources for the university libraries. The percentage of investment in these resources is still low, although the perceived advantages in its incorporation are greater than the disadvantages. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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