A gestão do conhecimento e as perspectivas para o profissional da informação
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Identifica, através de um estudo exploratório qual a percepção do profissional da informação, no caso o bibliotecário, em relação à Gestão do Conhecimento, bem como as possibilidades de inserção e adequação profissional nesta área. Apresenta os aspectos teóricos que norteiam a Gestão do Conhecimento e as competências necessárias ao profissional bibliotecário para atuar neste novo campo de trabalho. Como sujeitos desta investigação, optou-se por questionar bibliotecários que trabalham ou já trab ...
Identifica, através de um estudo exploratório qual a percepção do profissional da informação, no caso o bibliotecário, em relação à Gestão do Conhecimento, bem como as possibilidades de inserção e adequação profissional nesta área. Apresenta os aspectos teóricos que norteiam a Gestão do Conhecimento e as competências necessárias ao profissional bibliotecário para atuar neste novo campo de trabalho. Como sujeitos desta investigação, optou-se por questionar bibliotecários que trabalham ou já trabalharam com Gestão do Conhecimento. Quanto aos seus objetivos, caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter misto: exploratória e descritiva. Quanto à forma de abordagem do problema, apresenta-se como uma pesquisa quanti-qualitativa. Utiliza o questionário como instrumento para a coleta dos dados. Levanta a participação do profissional bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Mostra a presença de bibliotecários em equipes multidisciplinares atuando nesta área. Exibe os beneficios provenientes da inserção da Gestão do Conhecimento nas empresas. Apresenta as competências necessárias ao bibliotecário para atuar nesta área. Averigua como se dá o uso de ferramentas tecnológicas na Gestão do Conhecimento e a participação do bibliotecário no uso das mesmas. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores encontrados na literatura. Conclui que a Gestão do Conhecimento é uma área em crescimento para a atuação do profissional da informação. Verifica que é necessário que este profissional busque qualificação em áreas distintas, para trabalhar na Gestão do conhecimento, uma vez que a graduação não o prepara totalmente para atuar neste tipo de trabalho. Mostra que a presença do bibliotecário é bastante importante dentro das equipes multidisciplinares. Recomenda estudos mais aprofundados na área de Gestão do Conhecimento, no que tange ao trabalho do bibliotecário na mesma e também relacionados ao Marketing deste profissional, buscando ressaltar e expandir a importância do mesmo em áreas como esta. ...
Abstract
Identifies, through an exploratory study which perception of the information professional in case the librarian, in relation to Knowledge Management, as well as possibilities for inclusion and professional suitability in this area. Presents the theoretical aspects that guide knowledge management and required the librarian to work in this new field of professional work skills. As subjects of this investigation, it was decided to ask librarians who work or have worked with Knowledge Management. A ...
Identifies, through an exploratory study which perception of the information professional in case the librarian, in relation to Knowledge Management, as well as possibilities for inclusion and professional suitability in this area. Presents the theoretical aspects that guide knowledge management and required the librarian to work in this new field of professional work skills. As subjects of this investigation, it was decided to ask librarians who work or have worked with Knowledge Management. As for your goals, be characterized as a mixed character research: exploratory and descriptive. How to approach the problem, we present a quantitative and qualitative research. Use the questionnaire as a tool for data collection. Raises the participation of librarians in Knowledge Management. Shows the presence of librarians in multidisciplinary teams working in this area. Displays the benefits from the integration of knowledge management in enterprises. Presents the necessary skills to the librarian to act in this area. Ascertains how is the use of technological tools in Knowledge Management and Librarian participation in the use of the same. Compare the search results with the indicators found in the literature. Concludes that knowledge management is a growth area for the work of the information professional. Notes that it is important that this professional qualification search in different areas to work in knowledge management since graduation have not fully prepared to act in this type of work. Shows that the presence of the librarian is very important within multidisciplinary teams. Recommends further study in the area of Knowledge Management in relation to the work of the librarian in it and this also related to Marketing professional, seeking to highlight and expand the importance of it in areas like this. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License