Bando de brincantes : um caminho dialético no teatro para crianças
dc.contributor.advisor | Gil, Joao Pedro Alcântara | pt_BR |
dc.contributor.author | Juguero, Viviane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-12T02:12:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/97657 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre o trabalho do Bando de Brincantes, percorrendo o caminho dialético entre teoria e prática, que construiu a trajetória desse coletivo de arte. Relata um breve histórico do teatro para crianças no Brasil. Analisa os espetáculos Canto de Cravo e Rosa, enfocando a dialética da diversidade; Jogos de inventar, cantar e dançar e seus diálogos imaginários, afetivos e sensoriais, assim como Quaquarela, no qual focaliza a construção da cena por meio da lógica lúdica. Expõe a elaboração de metodologias de trabalho, bem como de propostas artísticas e pedagógicas. Apresenta questões controversas como a adequação da linguagem ao pensamento infantil e o preconceito que o teatro para crianças sofre enquanto manifestação artística. Por fim, defende a relevância da linguagem teatral no desenvolvimento humano, explicitando as opções realizadas pelo Bando de Brincantes, no intuito de convidar o leitor para construir suas próprias ideias sobre o tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis presents a reflection on the work of Bando de Brincantes, covering the dialectical space between theory and practice that had been the basis for the history of this art collective. This study presents a brief history of theater for children in Brazil and an analysis of the performances of: Canto de Cravo e Rosa (Song of Carnation and Rose), focusing on the dialectics of diversity; Jogos de inventar, cantar e dançar (Inventing, singing and dancing games) and their imaginary, affective and sensory dialogues; and Quaquarela, which focuses on the construction of scenes from a ludic point of view. This study also presents work methodologies, as well as art and education propositions, and discusses controversial issues such as appropriateness of language to children’s thinking and prejudice against children’s theater as artistic expression. Finally, this thesis advocates the importance of theatrical language for human development, outlining the choices made by Bando de Brincantes in order to invite the reader to form his or her own ideas on the topic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theater for children | en |
dc.subject | Teatro : Crianças | pt_BR |
dc.subject | Bando de Brincantes. | pt_BR |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Retroalimentação criativa | pt_BR |
dc.subject | Theater pedagogy | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Teatro infantil | pt_BR |
dc.subject | Teatro : Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Bando de brincantes : um caminho dialético no teatro para crianças | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000921144 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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