O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying
dc.contributor.advisor | Lara, Leandro Zanetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Serafin, Bárbara Luzia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T02:05:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96418 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela atitude de bullying. Para tanto, partiremos dos seguintes pressupostos teóricos: do conceito de significação lexical segundo (DE AZEREDO, 2008) e de denotação e conotação (CEREJA, 1999; CEGALLA,1994; DE AZEREDO, 2008). Na segunda parte do trabalho, analisaremos um conjunto de ocorrências de expressões de bullying recolhidas de oitiva em ambiente escolar, classificando-as de acordo com seu conteúdo semântico (ou seja, denotado ou conotado), bem como atentando para a produtividade de tais termos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Denotação | pt_BR |
dc.subject | Conotação | pt_BR |
dc.subject | Ensino do léxico do português | pt_BR |
dc.subject | Léxico (bullying) | pt_BR |
dc.title | O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000918615 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Gramática e Ensino de Língua portuguesa | pt_BR |
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