Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula
dc.contributor.advisor | Lara, Leandro Zanetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Gisleine Mello Varreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T02:05:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96387 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos recursos didáticos constantes no livro didático Português: Literatura, Gramática e Produção Textual, dos autores Leila Sarmento e Douglas Tufano, o qual foi analisado no que tange à didatização do tema escolhido, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico. A análise convergiu para uma proposta de trabalho em sala de aula (plano de ensino), que visou dar conta das lacunas, verificadas no corpus estudado, quanto a soluções didáticas para o ensino de acentuação gráfica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Acentuação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000919032 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License