Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbreu, Sabrina Pereira dept_BR
dc.contributor.authorKroth, Évilin da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96350pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se processa a flexão de número dos substantivos terminados em -ão. O referencial teórico centra-se nos estudos de Camara Júnior (1971, 1977, 1979 e 2004), de Lindley Cintra e Cunha (1985) e de Bechara (2001). O presente estudo de caso foi realizado da seguinte maneira: (i) estudamos o referencial teórico, a fim de descrever como as palavras terminadas em –ão realizam a flexão de número; (ii) analisamos dois livros didáticos utilizados pelos alunos da turma, com o objetivo de verificar se esses livros apresentam uma síntese adequada acerca do assunto; e iii) a partir desses dois levantamentos de informação, elaboramos e aplicamos um instrumento de pesquisa para verificar como os alunos da turma pluralizam as palavras terminadas em –ão. Os resultados indicam que a maioria dos alunos acredita que a forma correta de realização do plural de nomes terminados em –ão é –ões.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFlexão (Língua portuguesa)pt_BR
dc.subjectSubstantivopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleA flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918620pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples