Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor
dc.contributor.advisor | Sturm, Ingrid Nancy | pt_BR |
dc.contributor.author | Führ, Mirian | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-10T02:05:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96326 | pt_BR |
dc.description.abstract | Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trataremos desse tema. Abordaremos a forma como textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental são avaliados pelo professor. Visamos, igualmente, refletir acerca das dificuldades inerentes à avaliação de textos dos alunos, já que não são poucos os professores que se sentem inseguros diante da tarefa de correção de textos, uma vez que não há clareza quanto ao que avaliar em uma produção textual. A tendência é corrigir o texto conforme a gramática tradicional, lendo-o com o objetivo principal de encontrar erros. Porém, o texto vai muito além de seus equívocos gramaticais. Nesse sentido, um olhar voltado à autoria presente nos textos poderia ser mais produtivo. Em suma, o objetivo desta reflexão é, com base em conteúdos abordados nas aulas e em leituras mais específicas sobre o tema em análise, averiguar o valor dado aos textos e a forma como eles foram avaliados. Além disso, apresentaremos sugestões para o trabalho com a produção textual, a correção e a reescrita, entendendo o aluno como autor e o professor como leitor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.title | Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000918710 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License