Análise e reflexões sobre uma experiência em educação matemática
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Marilaine de Fraga | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Fernando de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-11T01:52:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/93265 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho parte de uma crítica ao modelo escolar tradicional, para investigar de que forma a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Buscamos fundamentos nas teorias da Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose e encontramos na Modelagem Matemática em sua perspectiva sócio-crítica, conforme descrita por Jonei Barbosa, o ambiente de aprendizagem favorável para que pudéssemos propor uma prática de ensino a fim de investigar como essas ideias se concretizavam em sala de aula. Essa prática foi realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio e a análise dos dados foi feita através de uma pesquisa qualitativa, com base nos registros em gravações, anotações dos alunos e diário de campo produzido pelo professor. O tema escolhido para a Modelagem foi transporte público, e a tarefa dos alunos era a de construir um modelo para o cálculo da tarifa dos ônibus. Após a aplicação da prática de ensino, consideramos que a atividade de Modelagem obteve êxito na busca por discussões matemáticas e técnicas, porém não acreditamos que tenhamos obtido sucesso na busca por discussões reflexivas sócio-críticas. Sendo assim, nossa conclusão é que a prática se aproximou da perspectiva realística da Modelagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work starts from critics to the traditional scholar model to investigate what way math can contribute to the formation of critical and independent citizens. We looked for foundations on the theory of Critical Math Education, of Ole Skovsmose and found on Mathematical Modeling, in its socio-critical perspective, as described by Jonei Barbosa, the favorable learning environment so that we could propose a teaching practice to investigate how these ideas were constructed in a classroom. This practice was performed on a class of High School 2nd year and the analysis of the data was made through a updated by the teacher. The chosen theme for the Modeling was public transportation, and the task of the students was to build a model to calculate the bus fee. After the application of the teaching practice, we considered that the Modeling activity had achieved success in its search for math and technical discussions, nevertheless we don t believe we have been successful in the search for reflective socio-critical discussions. In this way, our conclusion is that the practice has approached the realistic perspective of the Modeling. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Critical math education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Socio-critical perspective | en |
dc.title | Análise e reflexões sobre uma experiência em educação matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000912954 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)