Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGravina, Maria Alicept_BR
dc.contributor.authorHofart, Margareth Moraespt_BR
dc.date.accessioned2014-03-08T01:50:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88276pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal promover uma sequência didática diferenciada para o ensino de equações e inequações no plano, em nível de Ensino Médio, explorando a construção de regiões no plano cartesiano por meio de relações de desigualdades, com a utilização do software matemático GrafEq. Para isso foi realizada uma experiência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. A proposta é embasada na Engenharia Didática, um método de pesquisa que coloca em relação investigação e prática docente. A sequência didática, a que confere a experimentação desta pesquisa, foi aplicada no laboratório de Informática da escola ao longo de cinco encontros e as atividades propostas nestes encontros foram elaboradas segundo a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. No que se refere às conclusões, podemos dizer que houve significativa evolução das habilidades dos alunos quanto aos níveis de dificuldades apresentados na conversão de registros de representação, em especial na passagem do registro algébrico para o gráfico e vice-versa, mostrando-se válida a inserção de uma ferramenta tecnológica de ensino nesta proposta.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to promote an instructional sequence for teaching equations and inequalities at the level of secondary education. The design of the sequence took into account the theory of semiotics representation of Duval. The sequence explores the construction of regions through inequality relationships and makes use of the software GrafEq. It was tested with a group of students in their high school first year of a public school in Porto Alegre. Regarding the findings, it could be said that there was significant improvement of the students' skills to produce conversions of registers, especially from the geometric to the algebraic one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRegisters of representationen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectSoftware grafEqen
dc.subjectAlgebraen
dc.subjectGeometryen
dc.titleDesenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEqpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples