Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorBrazeiro, Vanessa Macielpt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:53:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87663pt_BR
dc.description.abstractA Fiocruz, importante instituição voltada para a pesquisa e formação de diferentes profissionais no campo da saúde, contribuiu, significativamente, para o processo da Reforma Sanitária brasileira e para a criação do SUS. Dada a relevância desta instituição na produção e disseminação de conhecimentos nessa área, tanto no Brasil quanto na América Latina, esse trabalho teve como objetivo mapear os vídeos disponíveis no acervo audiovisual pela Fiocruz relacionados à Educação Física para analisar quais abordagens são ali privilegiadas. Tal intencionalidade se justifica, por um lado, pelo fato de que os vídeos se caracterizam como um importante recurso didático-pedagógico na formação de profissionais da saúde e, por outro, pelo fato de que os vídeos disponíveis no acervo da Vídeosaúde Distribuidora/Fiocruz são muito acessados por quem trabalha com formação profissional em saúde. A metodologia utilizada obedeceu aos critérios de estudo de caso qualitativo. Através do mapeamento de 11 vídeos relacionados à educação física e saúde disponibilizados pela videoteca, pode-se perceber que a abordagem dada a essa profissão ainda permanece arraigada ao ambiente escolar ou tem sua posição substituída por profissionais de outras áreas. Ademais, ficou explícita a necessidade de romper o caminho tradicional de enfoque na doença e de refletir sobre a identidade da educação física como profissão atuante na área da saúde. Essa abordagem ajudou a pensar que, apesar do SUS ter criado espaços para construção de novas práticas e de novas formas de agir em saúde, e que mesmo reconhecida e legitimada como profissão da área da saúde, a EF está à margem de uma posição significativa no que se refere à difusão de conhecimento específico da EF, sob a forma audiovisual, no acervo de uma importante instituição como a Fiocruz. Portanto, há um longo caminho a ser percorrido para que possamos articular de modo mais abrangente a relação entre EF e promoção da saúde.pt_BR
dc.description.abstractFiocruz important institution for research and training of various professionals in the health field , contributed significantly to the process of health care reform and the creation of the SUS . Given the importance of this institution in the production and dissemination of knowledge in this area , both in Brazil and in Latin America , this study aimed to map the videos available in the audiovisual collection by Fiocruz related to Physical Education to analyze which approaches are there privileged . Such intentionality is justified , first , by the fact that the videos are characterized as an important educational resource and pedagogical training of health professionals , and secondly , by the fact that the videos available in the collection of VideoSaúde Distributor / Fiocruz are very accessible to those who work with health professional training . The methodology followed the criteria of a qualitative case study . Through mapping of 11 videos related to health and physical education provided by a video library , one can see that the approach given to the profession remains rooted to the school environment or have his position replaced by professionals from other fields . Moreover , it became clear need to break the traditional way of focusing on illness and reflect on the identity of active physical education as a profession in healthcare . This approach helped to think that despite the SUS have created spaces for construction of new practices and new ways of acting in health , and even recognized and legitimized as a profession in the health field , EF is the margin of a significant position in as regards the dissemination of knowledge specific to EF , as audiovisual , in the collection of a major institution like Fiocruz . So there is a long way to go before we can articulate more comprehensively the relationship between EF and health promotion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectVideosen
dc.subjectFiocruzen
dc.titleA educação física na videoteca : um levantamento a partir do acervo on-line da Vídeosaúde Distribuidora/FIOCRUZpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples