Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Lucas William dept_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:53:01Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87657pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar as representações que estudantes de Ensino Fundamental, tanto de Escola Pública como de Escola Privada, possuem sobre os games/Internet/televisão e das disponibilidades às práticas corporais. Busquei também compreender se havia relação mais próxima entre games/meninos e Internet/meninas, se a condição sócio-econômica está associada nessas representações e se a socialização estará adquirindo mais uma forma de interagir entre os jovens. A literatura sugere que o uso desse tipo de modernidade perante a juventude está crescendo e pode contribuir para o afastamento do jovem para as práticas corporais, assim como sua socialização ficou mais facilitada, tendo em vista que através das redes sociais, os jovens conseguem conversar a distancia, sem precisar ter contato pessoalmente. Embora a Educação Física seja uma disciplina de grande preferência entre os alunos, à concorrência com os eletrônicos podem acabar afetando-os para a prática da aula. Conforme observações de estágio em uma Escola Privada, alguns alunos estavam mais envolvidos em seus equipamentos portáteis do que com a aula de Educação Física e com preferências diferenciadas no gênero, como os meninos preferirem mais os games e as meninas mais a Internet. Durante conversa com alunos, informaram que não jogam apenas nas aulas, mas na maior parte do seu tempo livre. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo em que se fará uso de grupos de discussão com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2013 e as informações obtidas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Foi feito as entrevistas através de grupos de discussão em ambas as Escolas e o resultado foi parecido, mostrando uma disponibilidade maior perante as tecnologias do que a práticas corporais, em virtude de algumas consequências como a falta de tempo, insegurança e receio dos pais, desmotivação, falta de disponibilidade de amigos para fazer alguma atividade física. Também observasse uma mudança de comunicação entre os jovens, sendo mais a distancia e virtualmente através de redes sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the representations of elementary school students, both as Public School Private School, have on the games / internet / tv and cash bodily practices . Check also the closer relationship between games / internet and boys / girls, observe whether the socio-economic status is associated with these representations and socialization will be acquiring one more way to interact with young people. The literature suggests that the use of this type of modernity before the youth is growing and can contribute to the young away from the body for the practice, as well as their socialization was made easier, considering that through social media, young people can talk distance without having personal contact. Although physical education is discipline most preferred among students, the competition with electronics can end up affecting them for practice in class. As observations internship in a private school, some students were more involved in their mobile devices than with the Physical Education class and gender- differentiated preferences, as most boys prefer the games and girls over the internet. During conversation with students, reported that they only play in class, but most of his free time. In this sense, I intend to investigate is concerned about their leisure and the influence of physical education in the lives of the young. Methodologically, it is a descriptive study that will use focus groups with elementary school students in a public school and a private school in Porto Alegre. Data collection should be completed during the second half of 2013 and the information obtained will be worked through the content analysis. Interviews was done through focus groups in both schools and the result was similar, showing a greater availability before the technologies of the body practices, due to some consequences such as lack of time, insecurity and fears of parents, lack of motivation, lack availability of friends to do some physical activity. Also observe a change in communication between young people, being more distant and virtually through social networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGamesen
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectTven
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBodily practicesen
dc.subjectSocializationen
dc.subjectElementary educationen
dc.titleA influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911518pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples