Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
dc.contributor.advisor | Gravina, Maria Alice | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ricardo Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-19T01:48:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/79482 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação traz ideias para a inserção de novos conteúdos na matemática escolar. Ela trata da exploração de geometrias não-euclidianas, através de dois ambientes de geometria dinâmica, o "Spherical Easel” e o "Disco de Poincaré". O primeiro é um software livre e o segundo foi desenvolvido utilizando-se o recurso de macro-construção do GeoGebra. Na concepção das atividades tratamos as idéias que correspondem ao mundo não-euclidiano fazendo comparações com aquelas que fazem parte da geometria euclidiana e para cada atividade há um comentário que explica a sua intenção de aprendizagem. É a partir de considerações teóricas sobre a natureza da geometria e sua evolução histórica, bem como sobre o processo de aprendizagem da geometria, que é feita a apresentação da proposta. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation brings ideas to the inclusion of new contents in school mathematics. They are related to the exploitation of non-Euclidean geometries through two dynamic geometry environments, the "Spherical Easel" and the "Poincaré Disk". The first one is a free software and the second one was developed using the GeoGebra macro-construction. In the design of the activities the approach of ideas that correspond to non-euclidian worlds was made through comparison with the euclidian world and for each activity there is a comment that explain its learning objective. The proposal is supported by theoretical considerations about the nature of geometry and its historical evolution, as well as about the geometry learning process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Non-euclidian geometries | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geometria não euclidiana | pt_BR |
dc.subject | Dynamical geometry | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometry in school spherical geometry | en |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Poincaré disk | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000901543 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2574)Ensino de Matemática (205)