Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aline Sanders dapt_BR
dc.date.accessioned2013-09-26T01:47:11Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78352pt_BR
dc.description.abstractA acessibilidade física é fundamental para garantir a inclusão social de pessoas com deficiência. É necessário proporcionar condições igualitárias de acesso aos espaços universitários para que todos possam usufruir de seus direitos. O presente trabalho é um estudo de caso realizado em três bibliotecas do Campus Central da UFRGS - Biblioteca Central, Biblioteca da Faculdade de Educação e Biblioteca da Arquitetura. Esse estudo tem como objetivo verificar as condições de acessibilidade física a pessoas com deficiência física no acesso aos prédios públicos das bibliotecas universitárias, identificar as possíveis barreiras internas e externas enfrentadas por cadeirantes, bem como averiguar se as bibliotecas seguem os padrões de acessibilidade em suas edificações, espaços e mobiliário. No referencial teórico são abordados assuntos fundamentais para o estudo como deficiência, acessibilidade, desenho universal, bibliotecas universitárias e inclusão social. Esse estudo constitui-se num estudo de caso, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o Checklist de Avaliação das Condições de Acessibilidade em Bibliotecas e entrevistas semiestruturadas com os bibliotecários-chefe das três bibliotecas selecionadas. Nas considerações finais destaca-se a importância da acessibilidade para a inclusão de deficientes físicos, bem como sugere melhorias na infraestrutura dos prédios públicos das bibliotecas universitárias que visem à adequação aos padrões de acessibilidade.pt_BR
dc.description.abstractPhysical accessibility is critical to ensure the social inclusion of people with disabilities. It is necessary to provide equal conditions of access to university spaces for everyone to enjoy their rights. This paper is a case study conducted in three libraries located in the Campus Central, UFRGS - Central Library, the faculty of Education's Library and the faculty of Architecture's Library. This study aims to determine the conditions of accessibility to people with disabilities to access university libraries located in public buildings, identify potential internal and external barriers faced by wheelchair users, as well as determine if the libraries follow accessibility standards in their buildings spaces and furniture. In the theoretical framework are addressed fundamental issues for the study as disability, accessibility, universal design, university libraries and social inclusion. This study was based on a case study, in an exploratory manner, utilizing a qualitative approach. Were used as instruments of data collection a Checklist for Evaluating Libraries accessibility conditions and semi-structured interviews with chief librarians of the three selected libraries. In the final considerations it is highlighted the importance of accessibility for the inclusion of disabled people. It is also suggested improvements in the infrastructure of the aforementioned libraries aimed at adapt them to the accessibility standards.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity librariesen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectPhysical disabilitiesen
dc.subjectDeficiente físicopt_BR
dc.subjectUniversal designen
dc.subjectInclusionen
dc.titleAcessibilidade física na biblioteca da Faculdade de Educação, Arquitetura e Central da UFRGS a pessoas com deficiência físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000898384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples