Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuarte, Érico Estevespt_BR
dc.contributor.authorMachado, Gabriel Luizpt_BR
dc.date.accessioned2013-05-18T01:44:25Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71683pt_BR
dc.description.abstractA configuração do cenário internacional, marcada por uma acirrada disputa por mercados e investimentos, exige dos Estados a adoção de medidas criativas, as quais possam vir a ser um diferencial na busca pela consecução de seus objetivos de política externa. Nesse contexto, o fator cultural emerge como uma ferramenta diplomática de extrema valia. Ao gerar um ambiente de identificação, entendimento e respeito mútuo, o fator cultural pode gerar um ambiente favorável à realização dos tópicos de política externa de caráter político, econômico, financeiro e de cooperação técnica. Quando um Estado se vale de seu aparato de difusão cultural com o intuito de abrir uma via facilitadora aos demais objetivos da agenda internacional, dizemos que este Estado se valendo de uma diplomacia cultural. França, Alemanha e Grã-Bretanha são alguns países que se destacaram nessa vertente diplomática. O objetivo do presente estudo é analisar o uso da difusão cultural brasileira como instrumento de política externa, sobretudo no Governo Lula (2003-2010), a fim de verificar se as estratégias adotadas para a difusão da cultura e da imagem do Brasil no exterior estão em consonância com os demais tópicos prioritários de nossa política externa.pt_BR
dc.description.abstractThe conformation of the international system, marked by fierce competition for markets and investments, requires States to adopt creative diplomatic measures, which may be a differential factor in the quest to achieve its foreign policy objectives. In this context, the cultural factor emerges as a diplomatic tool of extreme value. When promoting an environment of identifying, understanding and mutual respect, the cultural factor can generate a favorable scene for the implementation of foreign policy topics of politics, economics, financials and technical cooperation. When a State relies on its apparatus of cultural diffusion in order to open a path to facilitate the other goals of its international agenda, we can say that this State is using cultural diplomacy. France, Germany and Britain are among countries that have succeeded in this diplomatic aspect. The aim of this study is to analyze the use of Brazilian cultural diffusion as an instrument of foreign policy, especially in Lula's government (2003-2010) in order to verify if the strategies adopted to spread the culture and image of Brazil abroad are in line with the other priority topics of our foreign policy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural diplomacyen
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectCultural diffusionen
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectDiplomacia culturalpt_BR
dc.subjectForeign policyen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectLula’s governmenten
dc.titleA difusão cultural brasileira como instrumento de política externa : estratégias contemporâneaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples