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dc.contributor.advisorDalla Zen, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Aline Portellapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-01T01:51:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67145pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz uma reflexão em torno das práticas educativas da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de estabelecer suas premissas e conceitos, para relacioná-los ao cotidiano da Instituição. A investigação, realizada sob abordagem qualitativa, elucida concepções e métodos utilizados pela Fundação em suas ações educativas em contrapartida com o que pode ser analisado ao acompanhar seu trabalho. À luz de entrevistas, depoimentos e observação de atividades estabelece conexões com conceitos como comunicação, educação e acessibilidade em museus, destacando a relevância e utilidade das pesquisas de público nestas instituições. As principais referências teóricas foram Paulo Freire, educador brasileiro de relevância nacional, e Ana Mae Barbosa, arte/educadora de destaque, tanto no país quanto internacionalmente. Levanta questões acerca do ensino de arte através dos museus, utilizando a união dos termos arte/educação. Ressalta a importância da formação de mediadores no processo de produção de conhecimento e na preparação necessária antes do contato com o público. Conclui fazendo um apanhado das considerações tecidas ao longo da narrativa, já que, a cada assunto abordado, foram analisados resultados da pesquisa relacionados àquele tema e destacando a importância da elaboração de diretrizes educativas que sirvam de direção para os educadores.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a reflection on the educational practices Iberê Camargo Foundation in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, aiming to establish its premises and concepts, to relate them to daily life of the institution. The research, carried out under a qualitative approach clarifies concepts and methods used by the Foundation in its educational activities in contrast with what can be analyzed to monitor their work. In light of interviews, testimonies and observation activities establishes connections with concepts such as communication, education and accessibility in museums, highlighting the relevance and usefulness of public research in these institutions. The main theoretical references were Paulo Freire, the Brazilian educator of national importance, and Ana Mae Barbosa, art/educator of prominence, both domestically and internationally. Raises questions about the teaching of art through museums, using the union of the terms art/education. Emphasizes the importance of training of mediators in the process of knowledge production and the necessary preparations before contact with the public. Concludes by making an overview of considerations throughout the narrative, since every subject matter, were analyzed search results related to that theme and highlighting the importance of developing guidelines that serve as educational direction for educators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectMuseumen
dc.subjectFundação Iberê Camargopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectIberê Camargo foundationen
dc.titleA gente aprende a fazer artes ! um estudo sobre o programa educativo da Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000870845pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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