Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorCanto, Cecília Bobsin dopt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66876pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the constitution of math teachers and the way that narrative practices and collaborative groups can contribute to their professional development. The methodology used is Thematic Oral History, which consists of semi-structured interviews with questions previously defined, with the intention to capture reports and stories about the professional route of those who were interviewed. The purpose is to establish parallels according to the literature and the historical Brazilian context in the process of education of math teachers. This research takes into consideration the register of observations that been made at UFRGS, in classes of disciplines required to get a Math Degree, which prioritize the teaching practices and the course taken by the researcher herself. The results show, through these elements, new possibilities for the math teacher do recreate, reproduce, and reimagine his own way of teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachers constitutionen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectprofessores de matemáticapt_BR
dc.subjectNarrative practicesen
dc.subjectCollaborative groupsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectTimeen
dc.titlePráticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871868pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples