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dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorNeves, Dayane Cristina daspt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66874pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem os objetivos de identificar e discutir as dificuldades envolvidas no ensino e na aprendizagem da multiplicação de números negativos. Com esses objetivos, foram entrevistados futuros professores, licenciandos em Matemática, e também foi proposto a um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre que resolvessem uma lista de exercícios, buscando identificar os modos como operam e suas concepções sobre as operações com os números relativos. Os dados foram analisados tendo-se como referência teórica os campos conceituais de Gérard Vergnaud. A partir dessa análise, foi possível identificar que os licenciandos em Matemática não haviam refletido sobre os obstáculos envolvidos no ensino dos números relativos, principalmente no caso da multiplicação de números negativos, e que a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa não compreendem os números negativos e como operar com eles, apesar de sua escolaridade avançada.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify and discuss the difficulties involved in the teaching, as well as learning of negative number multiplication. With these goals in mind, we have interviewed prospective teachers, math undergraduates and it has also been proposed to a group of third year students in a local Porto Alegre High School that they solve a list of exercises. We aimed to identify the ways in which they operate with regard to their processing and conceptual understanding of negative number multiplication. The data we obtained was analysed and referenced with regards to the theoretical conceptual fields of Gerard Vergnaud. From this analysis, it was possible to identify that the Math undergraduates did not reflect about the obstacles involved in the teaching of relative numbers. This was especially the case concerning negative number multiplication. We also found that most of the students who participated in our research do not fully understand negative numbers, or how to operate with them, in spite of their advanced academic achievements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectMath teachingen
dc.subjectMultiplicationen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectNegative numbersen
dc.titleSobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871985pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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