Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorBett, Daniela Zanrossopt_BR
dc.date.accessioned2013-01-11T16:18:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/62374pt_BR
dc.description.abstractObserva-se na sociedade atual a oferta cada vez maior de possibilidades de intercâmbio para outros países e, ao mesmo tempo, o aumento da procura desse tipo de experiência pela população jovem adulta. Este estudo objetivou descrever as motivações de um grupo de estudantes universitários para a realização de intercâmbio acadêmico internacional, assim como investigar se estes estudantes anteviam possíveis desafios ou dificuldades na adaptação ao país de destino e se percebiam-se preparados para lidar com essas dificuldades. Para tal, utilizou-se um instrumento desenvolvido especialmente para esta pesquisa. Os resultados deste estudo sugerem que, no momento anterior à viagem, os estudantes não têm clareza em relação ao que buscam com o intercâmbio e, a partir disso, diversas são as conseqüências. A pesquisa aponta a importância de as instituições universitárias oferecerem aos futuros intercambistas um espaço de preparação para a experiência, como treinamentos interculturais, a fim de que os ganhos provenientes do intercâmbio sejam maximizados.pt
dc.description.abstractIt’s noticeable how study abroad experiences are becoming accessible in our society, and how bigger is the search for this type of experience within the young adult population. This study aimed to describe the motivations of a group of university students to study abroad, as well as to investigate if these students could predict challenges and difficulties in adapting to the host country – and if they could see themselves prepared to deal with these difficulties. An instrument was developed specially for this study. The results suggests that, before travelling abroad, students are not sure of their goals with the experience of living abroad and, therefore, this has many implications. Because of this, the study emphasizes the importance of offering students intercultural training previous to the travel, to maximize possible benefits of the experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic year abroaden
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectGoalsen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectDifficultiesen
dc.subjectCoping abilitiesen
dc.subjectEnfrentamentopt_BR
dc.titleJovens universitários e intercâmbio acadêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000869091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamentalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples