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dc.contributor.advisorMenuzzi, Sérgio de Mourapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Leandro Rochapt_BR
dc.date.accessioned2012-11-08T01:37:56Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60707pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por Reichenbach (1948), amplamente utilizado na linguística contemporânea, que condicionou o estudo do verbo a três pontos temporais ou momentos distintos: o momento da fala (ou enunciação), o momento do evento e o momento de referência. Pretendemos, assim, comparar a teoria formulada por este estudioso, com aquela abordada na gramática tradicional, cujo mote de ensino são os paradigmas verbais. Faremos isso por meio do estudo de teorias linguísticas e de problemas encontrados em redações de vestibulares. Para o desenvolvimento da análise, alicerçamos nosso estudo em produções textuais dos concursos de ingresso da UFRGS referente aos períodos de 2007 a 2010.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVerbopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTempos verbaispt_BR
dc.titleO estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbachpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862149pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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