Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbreu, Sabrina Pereira dept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Leandro Turellypt_BR
dc.date.accessioned2012-11-08T01:37:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60696pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal investigar o tratamento dedicado aos advérbios em –mente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, evidenciando que o sufixo –mente pode fornecer aos advérbios características “extrafrásicas”, ou seja, a possibilidade de os advérbios assim formados acrescentarem ao enunciado informações que não são diretamente veiculadas no conteúdo proposicional da frase. Consideramos que a informação veiculada por esse tipo de advérbio é importante para os alunos, à medida que lhes faculta uma competência de leitura superior à decodificação superficial do sentido depreendido apenas do conteúdo proposional. Nesse sentido, além de sistematizar o que gramáticos e linguistas dizem sobre o tema, analisamos em que medida os livros didáticos explicam essa função especial dos advérbios formados com o sufixo –mente. Perseguindo esse objetivo, iniciamos nosso trabalho a partir do estudo de algumas concepções teóricas a respeito dos advérbios, procurando encontrar nessas descrições gramaticais, explicações adequadas ao que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em especial, ao analisar a descrição do fenômeno sob a ótica de Evanildo Bechara, de Celso Cunha e Lindley Cintra, de Mário Perini, de Eneida Bomfim, de Maria Helena M. Neves, de Mário Vilela e de Ingedore Koch. Esperamos que a leitura deste trabalho seja útil e proveitosa para aqueles que buscam, através de uma análise mais aprofundada do funcionamento do sistema linguístico, ampliar seu conhecimento sobre as diferentes possibilidades de uso da linguagem, em particular acerca dos diferentes sentidos que os advérbios formados com o sufixo –mente podem manifestar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvérbiopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleConsiderações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862146pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples