Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Cléia Margarete Macedo da Costapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Denise Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-28T01:22:12Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/38145pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a constituição da identidade de agricultoras e agricultores através das representações que lhes são atribuídas, de modo especial pelos livros didáticos. Para isso, inicialmente é realizado a análise do município e local ao entorno dos atores envolvidos, buscando compreender a relação entre a realidade e a representação sobre o agricultor e o rural que são projetados nos livros. Posteriormente, é realizada a análise do livro de geografia da 3ª série do Ensino Fundamental que pertence à coleção Geografia para Crianças. Durante o trabalho, observei que o livro estudado apresenta abordagens ao rural e seus atores, mas que não são condizentes com os fatores locais, o que gera na escola de estudo o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the Constitution of identity of the farmers through their activities and specially from the books. This analysis was initially conducted in the surroundings where they live looking for understand the relationship between reality and what the books say. Thus, the analysis was mode mainly from the book of geography of the 3rd series of elementary school that belongs to the collection Geography for kids. During the work the book studied presents approaches of rural life and its actors, but that was not consistent with the local factors, resulting in a development of learning projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation in the countryen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectAgricultorespt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRamos, João Daniel Dornelespt_BR
dc.identifier.nrb000819804pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples