A educação sexual e a sexualidade de adolescentes na visão de educadores do ensino médio
dc.contributor.advisor | Weissheimer, Anne Marie | pt_BR |
dc.contributor.author | Becker, Cláudia Martinez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-15T01:20:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37505 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, com o objetivo geral de conhecer a visão que os educadores de ensino médio têm sobre a educação sexual no cotidiano de sala de aula. As informações foram coletadas através de entrevistas semi-estruturadas com 13 professores de uma escola estadual de ensino médio em Porto Alegre, das três grandes áreas de conhecimento: ciências da natureza e matemática; ciências humanas e linguagens. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. As informações foram analisadas conforme a técnica de análise de temática proposta por Minayo (2008), através da qual se obteve três temas: ‘Sou professor. E agora: como abordar a sexualidade com os adolescentes?’; ‘E o que se passa pela cabeça e na vida dos meus alunos?’ e ‘A escola como espaço para falar, para ousar e para experimentar’. Entre os resultados, destaca-se a naturalidade com que os professores procuram tratar a temática sexualidade com seus alunos, pois apesar de não estar inserida nas disciplinas dos professores entrevistados, os mesmos procuram abordá-la quando surgem dúvidas, conforme a demanda dos alunos. Os temas mais abordados pelos educadores em sala de aula foram: gravidez, homossexualidade e DSTs. Salienta-se a importância da família na educação sexual dos adolescentes e a necessidade de sua integração no processo educativo dos alunos. Os professores enfatizaram que a escola não se encontra preparada para lidar com esse assunto. Desse modo, se faz necessária a participação dos profissionais da área da saúde, em especial da enfermagem, para atuar junto aos alunos e capacitar os educadores para trabalhar com o tema. Fica evidente a necessidade da maior inserção do enfermeiro nas escolas, interagindo com os alunos, professores e pais, desempenhando o seu papel de educador, para promover, prevenir e proteger a saúde dos adolescentes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade : Adolescente | pt_BR |
dc.title | A educação sexual e a sexualidade de adolescentes na visão de educadores do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000822803 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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