Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorMarques, Francielle da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:59Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37159pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão tem como objetivo analisar uma prática pedagógica realizada na área da Educação Matemática de Jovens e Adultos de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. Como aportes teóricos foram utilizados estudos contemporâneos sobre a Educação de Jovens e Adultos e o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada com um grupo de alunos trabalhadores que frequentavam um Curso Noturno no ano letivo de 2011. Em termos metodológicos, a pesquisa fez uso de técnicas de inspiração etnográficas, como diário de campo, observações e entrevistas. Além disso, foi objeto de análise uma prática pedagógica, na qual atuei como professora, que buscou incorporar elementos da cultura dos alunos no currículo escolar, valorizando suas experiências de vida e saberes matemáticos. O foco da prática foi o uso da Internet e suas ferramentas no cotidiano dos estudantes. A análise mostrou que trabalhar com os saberes matemáticos que são próprios da cultura desses alunos é importante para que a matemática não seja exclusivamente um conjunto de regras e algoritmos, para que essa disciplina possa “atravessar as paredes da sala de aula” e ser levada para o cotidiano. A pesquisa também aponta que a matemática pode ser decisiva nos processos de inclusão e exclusão escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis work of conclusion has the objective analise a pedagógic practice held in the area of Mathematical Education to Young and Adults from a public school in the state of Rio Grande do Sul. As a theoretical contribution have been utilized contemporary studies about Young and Adults Education and the field of ethnomatematics. The empiric part of the search has been held with a group of students workers who attended a nocturne course in the school year of 2011. In metodologic terms, the survey made use of ethnographic inspiration techniques, like a diary of camp, observations and interviews. Besides that, was objective of analisys a pedagogic practice, in wich i worked like a teacher, who sought incorporate elements of culture the students in the school curriculum, appreciating your experiences of life and knowledge mathematical. The focus of the practice was the use of internet and your tools in the daily of students. The analysis showed that the work with mathematical knowledge, who are own in the culture of this students, is important for the mathematical don't be exclusively one set of rules and algoritms, for that discipline can "pass the walls of the classroom" and be carried to the everyday. The research also points that the mathematical may be decisive in the school process of inclusion and exclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleEducação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819953pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples