Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Leonardo Guerini dept_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:45Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37108pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa examinar a relevância de utilizar a construção de materiais didáticos como estratégia para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. É inicialmente falado sobre materiais manipulativos, com ênfase para o ensino de Geometria, e sobre materiais didáticos cuja construção é rica em possibilidades para o ensino-aprendizagem de Matemática. A seguir, é descrita uma série de oficinas baseadas nesse tema, realizadas com alunos do Ensino Fundamental em 2009. São então apresentados o planejamento, a descrição e a análise de três oficinas desta temática voltadas para o Ensino Médio, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS. Durante as práticas, foi utilizada uma adaptação do método clínico piagetiano, aqui apresentado brevemente. A partir dos resultados obtidos, conclui-se com uma posição afirmativa sobre a validade desta proposta.pt_BR
dc.description.abstractThis study aim to examine the relevance of the utilization of teaching materials’ construction as strategy for the teaching and learning of Mathematics in High School. It is initially talked about manipulative materials, with emphasis on the teaching of Geometry, and about teaching materials whose construction is rich in possibilities for the learning of Mathematics. It is described a series of workshops based on this subject that happened in 2009 with Primary School students. Then, it is presented the planning, description and analysis of three workshops for students of High School, which took place at Colégio de Aplicação of UFRGS. During the practices, it was made use of an adaptation of the Piaget’s clinic method, here briefly presented. Based on the results obtained, it is concluded with an affirmative position about the proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of mathematicsen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectConstruction of teaching materialsen
dc.subjectMatemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectManipulative materialsen
dc.subjectEnsino : Geometriapt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de matemática através da construção de materiais didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819649pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples