Processo educativo na perspectiva do cuidado domiciliar do paciente oncológico pediátrico : o olhar da família
dc.contributor.advisor | Issi, Helena Becker | pt_BR |
dc.contributor.author | Menezes, Camila Lacourt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-03T01:18:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35960 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação em saúde tem se revelado fundamental para proporcionar maior autonomia e discernimento aos cuidadores familiares no exercício do cuidado a seus filhos no domicílio. Reafirma-se, assim, o papel do enfermeiro nos programas educativos desenvolvidos com tal finalidade. Este estudo objetivou conhecer as informações apreendidas pelo cuidador principal a partir das orientações fornecidas pelo enfermeiro durante o preparo para a alta hospitalar do paciente oncológico pediátrico e se as mesmas estão sendo empregadas no domicílio. Trata-se de uma investigação exploratória descritiva com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Pesquisa e Ética em Saúde/HCPA (CEP/HCPA), registrado sob o número 110108, tendo como participantes sete mães, cuidadoras principais, de crianças que estavam internadas na Unidade no máximo pela terceira vez. A coleta de informações foi realizada por entrevistas semi-estruturadas. Utilizando-se da análise temática na interpretação das informações, surgiram as seguintes categorias: Entendimento sobre o cuidado domiciliar; Voltando para casa; Contribuições da família para o programa educacional. Os resultados mostraram que conciliar a complexidade técnica do cuidado com a necessidade de orientação contínua não é um processo fácil. Para isso é necessário o redimensionamento dos processos de trabalho dos enfermeiros e a elaboração de estratégias para se atingir todas as demandas. Como um processo permanente de troca de saberes e compartilhamento de experiências, a educação em saúde tem se revelado fundamental ao observar as necessidades de aprendizado dos cuidadores, primando pela realizando de orientações de forma clara, com comunicação adequada e individualizada, empoderando-os dos instrumentos necessários para a construção de seu conhecimento e auxiliando no desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. Assim, o estudo possibilitou alcançar a compreensão de que o adotar tais estratégias é possível contribuir para a melhoria do processo educativo desenvolvido pela enfermagem, auxiliar os pacientes e seus familiares a aceitar melhor a sua terapia e ter um maior controle de toda a experiência da doença. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem oncológica | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Processo educativo na perspectiva do cuidado domiciliar do paciente oncológico pediátrico : o olhar da família | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000816240 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Enfermagem (1140)