Função afim no cotidiano
dc.contributor.advisor | Varriale, Maria Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Mota, Sabrina Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-03T06:01:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31632 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é investigar a possibilidade da apropriação de conceitos relativos à função afim por alunos do 1º Ano, do Ensino Médio, a partir de uma intervenção prática intermediada por ferramentas tecnológicas. Foi proposta então uma sequência didática através da qual pretende-se que as atividades aí incluídas contribuam para o desenvolvimento da capacidade de expressar algébrica e graficamente uma Função Afim, reconhecendo que seu gráfico é uma reta, relacionando os coeficientes da equação da reta com o gráfico traçado com o uso do software GeoGebra. Após a elaboração e a aplicação desta seqüência, a análise dos resultados obtidos mostrou que é possível, em pouco tempo, desenvolver o estudo desejado e que os conceitos trabalhados podem contribuir para uma ampliação das experiências dos estudantes e da sua compreensão do campo conceitual, no que se refere às funções. Os softwares podem tornar as aulas mais interativas: os alunos se sentem mais à vontade com os conteúdos que estão sendo trabalhados, e deixam de ser apenas receptores, passando a ser agentes do seu próprio conhecimento, manipulando os softwares, investigando as atividades, trabalhando de acordo com seu ritmo. Ressalta-se ainda, a importância da comunicação e interação entre os alunos, uma vez que, em um ambiente informatizado, eles têm maior liberdade para conversar e trocar idéias sobre a atividade que estão desenvolvendo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to investigate the possibility of appropriation of concepts relating to the similar function for students of 1st year of high school, from a practical intervention mediated by technological tools. It was then proposed a didactic sequence through which it is intended that the activities included therein contribute to the development of the ability to express affine functions, algebraically and graphically, recognizing that its graph is a straight line, relating the coefficients of the equation of a line with the graph plotted by using GeoGebra software. After the development and application of this sequence, the analysis of the results showed that it is possible in a short time to develop the desired study and learning concepts that can contribute to a broadening of students' experiences and their understanding of the conceptual field as refers to functions. Software can make more interactive classes: students feel more comfortable with the contents that are being worked on, and are not merely receivers, becoming agents of their own knowledge, manipulating the software, investigating the activities, working your own pace. It is emphasized also the importance of communication and interaction among students, once in a computerized environment, they have greater freedom to talk and exchange ideas about the activity they are developing. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Affine function | en |
dc.subject | Funcoes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | en |
dc.subject | Matemática no cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Experiences with GeoGebra | en |
dc.subject | Software : Geometria | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.title | Função afim no cotidiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783854 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License