Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorCampos, Mônica Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31602pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, através da utilização de mídias digitais e recursos alternativos. O objetivo dessa proposta foi tornar mais significante o aprendizado dos ângulos, proporcionando exercícios mais atrativos, afim de que os alunos tivessem uma percepção adequada sobre o assunto e soubessem aplicar os conceitos estudados no dia-a-dia. Neste trabalho também é enfatizada a possibilidade de integrar a Matemática a outras áreas, considerando a contribuição que elas podem dar. Através de uma abordagem histórica, por exemplo, o estudo mostra o conhecimento do conceito de ângulos desde a antiguidade até hoje. Destacam-se ainda as aulas de artes desenvolvidas com os alunos do EJA, por contribuírem com a técnica dos desenhos e da perspectiva para que o conceito fosse melhor observado e compreendido. Além disso, uma revisão bibliográfica referente à Etnomatemática contribui para que professor e o aluno possam perceber o quanto suas histórias de vida, vivências, falas, análises e contribuições durante as aulas podem enriquecer um conteúdo didático e torná-lo importante e significativo. A análise de todo o levantamento feito, conciliando teoria e prática pedagógica, sala de aula e estudos bibliográficos, conduz à compreensão do quanto é importante o professor estar atualizado, buscando novos recursos e, neste caso, relativo às mídias digitais, enriquecendo suas aulas e, com isso, oferecendo motivação e dinamismo, oportunizando aos alunos maiores possibilidades de interesse e consequentemente de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractIn this work is developed a relative analysis of the angle teaching regarding a pedagogical approach based on didactic engineering which was implemented on EYA Youth and Adult Education, through the use of digital media and alternative resources. The aim of this proposal was to make learning more meaningful angles, providing more attractive exercises to facilitate understanding of angle, so that students have a good perception about them, and that the student knows how to apply the concepts studied during the day to day. In this work also is showed the possibility of integrate the mathematics to other areas considering the contribution they can give. Through the historic analysis, for example the study shows the knowledge of the concept of angles from ancient times until today. We can also underline arts classes developed with EYA students which contributed with the technical drawings and perspective to the concept would be better observed and understood. In addition a literature review concerning ethnomathematics amounted to teacher and student can see how their life stories and experiences, their speeches, analysis and contributions during lessons can enrich content and make it important and significant. The analysis of the entire survey, combining theory and practice, classroom and bibliographical studies, leads to an understanding of how important is the teacher being updated and seek new resources, in this case relating to digital media to enrich their lessons and this Offer motivation, dynamism contributing to students most likely to interest and therefore learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnglesen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectÂngulo : Matemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783719pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples