Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteffenon, Rogerio Ricardopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Édson Passos dapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:06Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31590pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração e da implementação de um plano de aula, que visava o ensino e a aprendizagem dos Produtos Notáveis numa turma de alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Escola Padre Afonso Kist, da rede municipal de Parobé – RS. Com o intuito de tornar a aprendizagem deste conteúdo mais atrativa e significativa, foi utilizado como ferramenta didática um vídeo do Novo Telecurso. Para a elaboração e a implementação do plano de aula, foi adotado como metodologia investigativa um processo denominado Engenharia Didática, a qual prevê quatro etapas: análises prévias; concepção da situação didática, análise a priori e formulação das hipóteses; experimentação; análise a posteriori e validação das hipóteses. O referencial teórico adotado trata da concepção de Engenharia Didática, a qual, de acordo com Stormowski (2008), é vista como uma metodologia de investigação em sala de aula, com o objetivo de compreender e encontrar respostas para as dificuldades detectadas no processo de ensino/aprendizagem. Também foi utilizada como embasamento teórico a teoria relativa à Aprendizagem Significativa, que, segundo Borges (2005), só ocorre quando o material a ser apresentado for significativo para o aluno e se o mesmo estiver interessado em estabelecer relações entre estes novos conceitos com os já existentes na sua estrutura cognitiva.pt_BR
dc.description.abstractThis work was developed by the elaboration and implementation of a lesson plan wich was engaged in teaching and learning about Notable Products to students of a seventh grade group of an Elementary School called Escola Padre Afonso Kist, in Parobé. Aiming to make the teaching process more attractive and meaningful, it was used as teaching tool a video from Novo Telecurso program. For the elaboration and implementation of the lesson plan, it was adopted as investigative methodology a process called Didactical Engineering, which requires four steps: previous analysis; design of the teaching situation, a priori analysis and formulation of the hypotheses; experimentation; a posteriori analysis and validation of the hypotheses. The theoretical reference adopted deals with the design of a Didactical Engineering, which, according to Stormowski (2008), it is seen as a methodological investigation inside the classroom and it has the objective of understanding and finding answers to the difficulties detected during the teaching and learning process. It was also used as a theoretical embasement the theory related to the Meaningful Learning Theory, which, according to Borges (2005), it only occurs when the material to be presented is meaningful to the student and if he is interested in establishing a relation between these new concepts and the previous ones in his cognitive structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlgebraen
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleO vídeo como ferramenta de ensino e aprendizagem dos produtos notáveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples