Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Tania Steren dospt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Glauco Ludwigpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-04T06:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30547pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procurou investigar as principais transformações ocorridas no mundo do trabalho dos docentes universitários, em especial ao que tange às novas exigências de produtividade dos órgãos fomentadores da pesquisa no Brasil. A partir disso, identificar de que maneira têm afetado os outros âmbitos da vida acadêmica, em especial o ensino de graduação. O questionamento principal está focado na relação do produtivismo científico com as demais atividades docentes. O estudo desenvolveu-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), utilizando metodologia quantitativa, mediante a aplicação de questionários em professores e estudantes da Instituição (duas amostras). O processamento dos dados e a análise foram realizados com o software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados sugerem que a exigência de índices produtivos altos tem impactado negativamente nas condições de trabalho dos docentes e na sua dedicação ao ensino de graduação. Existe uma constante pressão da comunidade acadêmica para intensificar a produção científica através de publicações e isso está acompanhado de altos índices de preocupação pessoal nos professores em relação ao seu desempenho. Grande parte dos estudantes considera que “com certeza” os professores deveriam dar maior atenção à preparação das aulas na graduação. Já entre os professores, menos da metade (45,5%) afirmam ser suficiente a sua dedicação atual, e 29,1% consideram que poderiam dar maior atenção a essa tarefa. A polivalência de atividades exercidas pelos professores universitários parece estar reforçando apenas o campo em que a pressão socioeconômica e institucional é maior, como tem sido a pesquisa científica. Além disso, as transformações ocorridas nas Universidades brasileiras tem alterado pouco o padrão de ensino superior baseado na dependência econômica e cultural em relação aos países hegemônicos, atualmente imersos na lógica do Capital.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the main transformations occurred in the university docents world of labor, centering on the new productivity demands of the research developer organs in Brasil, and thus making it possible to identify in which ways they affect other ranges of the academic life, the undergraduate teaching, in particular. The main questioning is focused on the relation between scientific productivism and other teaching activities. The research progressed at the Rio Grande do Sul Federal University (UFRGS), by using the quantitative methodology through the application of questionnaires for professors and students of this institution (two samples). The data processing and analysis were accomplished through the Statical Package for the Social Sciences software - SPSS. The results suggest that the requirements for high production rates have negatively impacted the work conditions and the undergradate teaching dedication of teachers. There is a constant pressure from the academic community as to intensify scientific production through publications, which increases the teachers concerns tremendously in relation to their performances. The majority of the students consider “for sure” that professors should render more attention to the undergraduate class preparation. However, among the university teachers, less than a half (45,5%) say their current dedication is enough, and 29,1% declare they could care more about that activity. The activities versatility performed by university teachers may be fortifying only the fields against which socio-economics and institutional pressure is stronger, as it occurs with the scientific research. Furthermore, modifications taken place at Brazilian universities have barely altered the higher education standards grounded on the cultural and economic dependence in relation to hegemonic countries, currently immersed in the Capital's logic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation and laboren
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectUniversity teaching worken
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProdutividade científicapt_BR
dc.subjectTeaching quality and undergraduate teachingen
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectScientific productivityen
dc.titleProdutivismo científico, condições de trabalho docente e o ensino de graduação : transformações em curso na UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781356pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples