Considerações sobre a dinâmica veicular visando acidentes veiculares
dc.contributor.advisor | Casas, Walter Jesus Paucar | pt_BR |
dc.contributor.author | Peruzzo, Régis Aurélio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-07-19T06:00:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/30214 | pt_BR |
dc.description.abstract | A reconstrução de acidentes se faz necessário sempre que não houver um consenso entre as partes envolvidas no evento. A maior ou menor complexidade do trabalho de reconstrução dependerá da quantidade de informações registradas, da qualidade dessas informações e do tipo de acidente com o envolvimento de vítimas fatais ou não. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho de reconstrução as informações registradas devem ter fidelidade para auxiliar no esclarecimento das etapas do evento. Neste trabalho busca-se, partindo das informações registradas sobre um acidente veicular, verificar a possibilidade da sua reconstrução a partir dessas informações. A metodologia escolhida para alcançar o objetivo do trabalho esta centrada na revisão da teoria da dinâmica veicular, abordando os tópicos da aceleração, sistema de freios e sistema de direção. São feitas simplificações no equacionamento em termos das forças aerodinâmicas por não se estar analisando o desempenho do veículo e pelo fato dessas forças não interferirem no resultado do evento. Simplificações quanto o comportamento dos pneus que ocorrem na interface via-pneu e a própria deformação da camada de borracha foram desprezadas pelo fato desses estarem derrapando sobre a via, mantendo um comportamento de deslizamento. A rolagem também sofre simplificações seguindo o mesmo raciocínio. Para verificar os resultados da abordagem teórica e os resultados constantes no registro faz-se uso de programas computacionais para confirmar ou não esses resultados. O conjunto de soluções analíticas com soluções obtidas com programas de simulação permite obter resultados que reproduzem com relativa precisão o acidente veicular, dependendo da qualidade das informações disponíveis. Os resultados obtidos desse desenvolvimento, traduzido em vídeos, imagens e gráficos, confirmam algumas informações do registro e se contrapõem em outros. | pt_BR |
dc.description.abstract | The accident reconstruction will be necessary always that there isn’t agreement between of both parts. The major or minor problems work of reconstruction will depends of the quantity of information registered, of the quality this information and of kind accident with involvement of fatal victims or no. To facility the discovery of knowledge event dynamic of a collision clear the real sequence of this event. In this work get the intention reconstructs an accident starting of registered information and concludes if these information are sufficient for realizer the accident reconstruction. The methodology used to make this work and the objectives is centered in the revision the topics how acceleration, brake system and steering wheel system. Are make simplification about of the aerodynamic forces because the focus not is study the behavior of vehicle. The type of fragment bon, the injuries more common to the occupants of vehicle and to the pedestrian, as well as know the vehicle deformation mechanism. The environment of specific programs to accident reconstruction and determinate the trajectory of vehicles appears with the base to confirm and certify the information related in the officials documents. Moreover the creation multibody dynamics simulation programs have been used to modeling the movement of human body during the collision. Furthermore environment the best external form that vehicle must have to cause minor injuries in the pedestrian. Know the elements that do this universe, identify how the vehicles response about the characteristics constructive road. The pedestrian, passenger and driver too are paces this universe and identify yours behavior is very important. Using the all theory developed until today to know the dynamic vehicle, analyze and simulate by means of specific programs to reconstruction accidents is the main this work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Segurança viária | pt_BR |
dc.subject | Accidents | en |
dc.subject | Dynamic | en |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Safety | en |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Analysis | en |
dc.subject | Collision | en |
dc.subject | Reconstruction | en |
dc.title | Considerações sobre a dinâmica veicular visando acidentes veiculares | pt_BR |
dc.title.alternative | Analyze and modeling of vehicular dynamic aplies in the accident reconstruction | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000778675 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Engenharias (7413)Engenharia Mecânica (826)