Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBasso, Fabiola de Cássia Reghelinpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luciana Karine dept_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:59:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0871-9187pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298616pt_BR
dc.description.abstractO docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.pt_BR
dc.description.abstractUniversity professors directly and indirectly influence students’ adjustment to higher education. This study investigated how professors understand their influence over the process of students’ university adjustment. We interviewed 16 professors from Brazilian public and private universities. A qualitative analysis over the interviews’ transcriptions was conducted with descriptive coding and generation of categories. We organized the categories in three groups: professor-student relationship, professors’ attitudes and dispositions, and professors’ teaching style and didactics. The discussion section provides an interpretation concerning friendship between professor and student, professor empathy, and reflexive practice on teaching. We discuss these topics in the context of professors’ influence over student adjustment to university.en
dc.description.abstractEl docente universitario participa directa e indirectamente de la adaptación del estudiante a la enseñanza superior. El presente estudio investigó cómo el profesor comprende su influencia sobre el proceso de adaptación estudiantil a la universidad. Se entrevistaron a 16 docentes de universidades públicas y privadas brasileñas. Se realizó un análisis cualitativo sobre las transcripciones de las entrevistas mediante codificación descriptiva y creación de categorías. Las categorías fueron organizadas en tres grupos: relación profesor-alumno, posturas y disposiciones del docente, y estilo y didáctica docente. En la discusión, se abordan las cuestiones de la amistad entre alumnos y docentes, la empatía docente, y la práctica reflexiva en la docencia. Estas cuestiones se abordan en el contexto de la influencia del profesor sobre la adaptación de los estudiantes a la universidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista portuguesa de educação. Vol. 34, n. 2 (2021), p. 200-215.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectProfessoren
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectAdjustmenten
dc.subjectInfluências sociaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMaestroes
dc.subjectEnseñanza superiores
dc.subjectUniversidades
dc.subjectAdaptaciónes
dc.titleO docente e sua influência na adaptação do estudante à universidade : um estudo qualitativopt_BR
dc.title.alternativeProfessors and their influence on students’ university adjustment : a qualitative studyen
dc.title.alternativeEl docente y su influencia en la adaptación del estudiante a la universidad: un estudio cualitativoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169253pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples