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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorVacaro, Renatopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29840pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia da informação (TI), área essencialmente prestadora de serviços, assume um papel fundamental na conquista de diferencial competitivo por partes das organizações. Desta forma, quanto mais presente o serviço de TI estiver nestas organizações, maior é a responsabilidade da área de TI em prover serviços de qualidade. Por ser uma área prestadora de serviços que apóia as demais áreas, o seu desempenho não é simples de ser mensurado. Este trabalho busca obter por quem efetivamente utiliza os serviços de TI um diagnóstico a respeito da qualidade dos serviços prestados. Foi utilizada a escala SERVPERF do modelo SERVQUAL para identificar qual é a percepção dos usuários internos a respeito da qualidade dos serviços prestados pela área de TI. O método empregado neste estudo foi abordagem exploratória e descritiva em uma amostra probabilística estratificada não proporcional composta por 126 respondentes. A percepção de qualidade apresentou uma média geral de 3,387 em uma escala de 1 a 5, o que corresponde a 67,74% de concordância dos indicadores de qualidade avaliados. A dimensão da qualidade que apresentou melhor desempenho foi a segurança e a dimensão que apresentou o pior resultado foi a confiabilidade. Não foi observada diferença estatisticamente significativa na percepção de qualidade por parte das diversas categorias de usuários. Os resultados obtidos pela escala SERVPERF permitem ao gestor da área desencadear ações de melhorias nas dimensões e indicadores de pior desempenho, porém pode ser necessário buscar informações qualitativas não fornecidas pela escala.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de serviçospt_BR
dc.titleMensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSegabinazzi, Rodrigo Costapt_BR
dc.identifier.nrb000773320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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