Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.contributor.authorGabardo, Ana Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T07:59:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297144pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem em vista compreender a obra da artista italiana Maria Lai (1919–2013) a fim de historicizar e disseminar o significativo legado deixado por ela para a História da Arte, ainda pouco discutido fora do seu país de origem. Para tal, tomei como objeto de estudo a trajetória e a produção da artista, mediante uma pesquisa biográfica, com o intuito de analisar e refletir sobre seu universo poético. Bem como investigar o porquê da escolha da matéria têxtil como principal suporte de trabalho na manifestação de mitos ancestrais e elementos autobiográficos. Além disso, penso sobre as estratégias criativas adotadas por Lai ao ensejar envolver o espectador na fruição de uma poética mnemônica e afetiva. Uma poética que aborda discursos potentes acerca de temas como a autodescoberta, o encontro com o outro e o despertar sensível, cuja composição final figura uma comovente sinfonia íntima — embora universal — de narrativas e técnicas manuais milenares quando atravessadas pelo olhar inventivo da artista.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to comprehend the work of the Italian artist Maria Lai (1919–2013) to historicize and disseminate the important legacy left by her for Art History, still little discussed outside her country of origin. To this end, I took the trajectory and production of the artist as an object of study, through biographical research, intending to analyze and reflect on her poetic universe. As well as investigating the reason for choosing textiles as primary work support in the manifestation of ancestral myths and autobiographical elements. In addition, I think about the creative strategies adopted by Lai to involve the viewer in the fruition of mnemonic and affective poetics. A poetics that addresses powerful speeches on themes such as self-discovery, the encounter with others, and the sensitive awakening, whose final composition features a moving, intimate symphony — although universal — of ancient narratives and manual techniques when crossed by the artist's inventive gaze.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLai, Maria, 1919-2013pt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectSardenha (Itália)pt_BR
dc.subjectTextile arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArtist's biographyen
dc.subjectArte textilpt_BR
dc.subjectSardiniaen
dc.titleSer é tecer : trans(bordamentos) na arte de Maria Laipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211244pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples