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dc.contributor.advisorCorona, Marilice Villeroypt_BR
dc.contributor.authorJosefiaki, Tiago Felipept_BR
dc.date.accessioned2025-08-13T08:02:35Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/295172pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a minha trajetória artística como pintor, desde minhas primeiras experiências com desenho e pintura até o desenvolvimento dessa produção e da minha própria linguagem, marcada pela desconstrução da figura humana. A pesquisa explora como eu saí do hiperrealismo para o abstracionismo e fui utilizando novas ferramentas como a colagem digital e a fragmentação, investigando a relação entre corpo, tecnologia e identidade na contemporaneidade. Influências de artistas como Francis Bacon, Jenny Saville e Cecily Brown são analisadas, assim como conceitos teóricos de Georges Bataille, Zygmunt Bauman e Eliane Robert Moraes, que fundamentam a discussão sobre corpos em crise, erotismo e liquidez moderna. A pintura é abordada como meio de expressão de uma "estética visceral", onde a deformação corporal busca simbolizar tensões existenciais, sociais e políticas . O processo criativo é detalhado, desde a coleta de referências digitais até a materialização em telas que buscam desafiar convenções representacionais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.titleO hypercorpo como poética da manifestação do erótico na pinturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJunqueira, Lilian Mauspt_BR
dc.identifier.nrb001290689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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