Pensamento genérico e expressões algébricas no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Ripoll, Cydara Cavedon | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Sandro Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-03T06:00:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29352 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata basicamente do conteúdo expressões algébricas no ensino fundamental. Motivados pela crença de que a ausência do método de argumentação matemática e do pensamento genérico no atual ensino de Matemática têm se apresentado muito nociva ao estudo de expressões algébricas, desenvolvemos, em uma turma de sétima série, uma proposta didática onde apresentamos uma sequência de atividades que enfatizam estes dois aspectos. Tais atividades servem de pré-requisitos para o estudo de expressões algébricas. Inclui-se neste trabalho uma análise dos PCN para o ensino fundamental e uma análise crítica de livros didáticos de sétima série/oitavo ano sobre expressões algébricas. A partir destas análises, percebemos, nos livros didáticos, o inadequado emprego (no nosso ponto de vista) de polinômios neste nível de ensino, o que resultou na elaboração de um capítulo de conteúdo matemático versando sobre polinômios, dedicada a professores de Matemática da Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text is closely related to the subject algebraic expressions in Fundamental School. Believing that the absence of the mathematical method and of what we call generical thought in the treatment of mathematics in the first school years causes much harm in the student’s mathematical education, mainly when one deals with algebraic expressions, we applied in a 7th grade class and present here a sequence of activities which give emphasis to those two aspects mentioned above and which prepare the students for the study of algebraic expressions. Additionally we include here an analysis of part of the PCN (Brazilian Curriculum Recommendations) and of nine 7th grade-school books, namely, the part related to algebraic expressions. Finally, we include a chapter about polynomials which was written for school teachers, motivated by the inadequate use (for this level of mathematical education, at least in our point of view) of polynomials in the school books which we have analyzed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School books | en |
dc.subject | Pensamento matemático | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Algebraic expressions | en |
dc.subject | Expressoes algebricas | pt_BR |
dc.subject | Polynomials | en |
dc.subject | Generical thought | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Mathematical method | en |
dc.title | Pensamento genérico e expressões algébricas no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776369 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2574)Ensino de Matemática (205)