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dc.contributor.advisorVieira, Alessandra Jacquelinept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Isadora Portopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T06:39:42Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292322pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo aprofundar as noções que envolvem as mini-histórias, narrativas produzidas por professoras de Educação Infantil com a intencionalidade de comunicar e visibilizar as aprendizagens e as vivências das crianças durante a jornada na escola, a partir de um viés linguístico-discursivo, trazendo elementos que corroboram com a ideia de que se trata de um gênero discursivo. Portanto, a pergunta principal que busco responder nesta pesquisa é o que caracteriza tal narrativa como gênero do discurso, da qual se desdobram outras perguntas que serão encontradas ao longo do texto, ligadas efetivamente às mini-histórias e aos gêneros discursivos. Para respondê-las, remonto às condições de produção das mini-história, percorrendo seu contexto sócio-histórico, a Documentação Pedagógica que dá base para a construção das mini-histórias, a comunidade de desenvolvimento profissional OBECI entre outros aspectos, e de gênero do discurso, que envolvem as concepções de sujeito, enunciado, vozes sociais, avaliação, modo composicional, o tema e o estilo de linguagem, estabelecendo relações com as narrativas do cotidiano. Para isso, fundamento-me em pensadores como Valentin Volóchinov (2018, 2019) e Mikhail Bakhtin (2016) para trazer o olhar da teoria dialógico-discursiva, e em Paulo Fochi (2019a, 2019b) e Alfredo Hoyuelos (2020, 2021) para falar dos aspectos pedagógicos e da própria concepção de mini-história. Nesta Dissertação, analiso mini-histórias produzidas por professoras do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional que atua em diversas escolas do Rio Grande do Sul, baseando-se na estratégia da Documentação Pedagógica para transformar o cotidiano e as relações dentro da escola das infâncias. Tais análises me permitiram averiguar a mini-história enquanto gênero, por apresentar tipos relativamente estáveis de enunciados, com seus conteúdos temáticos, seu estilo de linguagem e sua construção composicional específicos. Também pude observar o valor educativo e pedagógico que essas narrativas adquirem dentro da esfera escolar, revelando o modo de as crianças e as professoras interagirem e construírem sentidos às experiências partilhadas.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene el objetivo de profundizar las nociones que involucran las mini-historias, narrativas producidas por maetras de Educación Infantil con la intencionalidad de comunicar y visibilizar los aprendizajes y las vivencias de los niños durante la jornada escolar, desde una perspectiva lingüístico-discursiva, porque se presentan elementos que corroboran la idea de que se trata de un género discursivo. Por lo tanto, la pregunta principal que busco contestar en esta investigación es: ¿qué caracteriza la narrativa como un género del discurso? De esta se derivan otras preguntas que se abordarán a lo largo del texto, que están relacionadas a las mini-historias y a los géneros del discurso. Para responderlas, remito a las condiciones de producción de las mini-historias, recorriendo su contexto sociohistórico, la Documentación Pedagógica que sustenta la construcción de estas narrativas, la comunidad de desarrollo profesional OBECI, entre otros aspectos, y de género del discurso, que incluye las ideas de sujeto, enunciado, voces sociales, evaluación, modo composicional, tema y estilo de lenguaje, estableciendo relaciones con las narrativas del cotidiano. Para ello, me baso en teóricos como Valentin Volóchinov (2018, 2019) y Mikhail Bakhtin (2016) para tratar de la teoría dialógica-discursiva, así como en Paulo Fochi (2019a, 2019b) y Alfredo Hoyuelos (2020, 2021) para abordar los aspectos pedagógicos y la propia concepción de mini-historia. En esta Disertación, analizo mini-historias producidas por profesoras del Observatorio de la Cultura Infantil (OBECI), una comunidad de apoyo al desarrollo profesional que opera en diversas escuelas de Rio Grande do Sul, basándose en la estrategia de la Documentación Pedagógica para transformar el cotidiano y las relaciones dentro de la escuela infantil. Estos análisis me permitieron verificar las mini-historias como un género, al presentar tipos relativamente estables de enunciados, con contenidos temáticos, estilo de lenguaje y construcción composicional específicos. También pude observar el valor educativo y pedagógico que estas narrativas adquieren dentro del ámbito escolar, revelando la forma en que los niños y las profesoras interactúan y construyen significados en las experiencias compartidas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAs mini-histórias como um gênero discursivo : análise das narrativas do Observatório da Cultura Infantil (OBECI)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZandwais, Anapt_BR
dc.identifier.nrb001257677pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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