O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise
dc.contributor.advisor | Lopes, Silvia Regina Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Zaniol, Karine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-27T06:00:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29201 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedagógico do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental. O bloco do Tratamento da Informação, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, compreende conteúdos de Probabilidade, Estatística e Combinatória. Foram analisados os conteúdos do bloco do Tratamento da Informação em livros didáticos do Ensino Fundamental, tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi realizado o estudo analítico de três coleções de livros didáticos de Matemática indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, foram entrevistados cinco professores de escolas estaduais de Porto Alegre. Ao final deste trabalho, é apresentada uma proposta didática para o ensino de alguns conteúdos, do Ensino Fundamental, referentes ao bloco do Tratamento da Informação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Tratamento da Informação | pt_BR |
dc.subject | Livros didaticos | pt_BR |
dc.title | O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000775731 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)