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dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVeiga, Martina Cipriano de Bempt_BR
dc.date.accessioned2025-05-21T06:55:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291844pt_BR
dc.description.abstractA partir do atual cenário de escassez de profissionais de tecnologia, a grande demanda por esses colaboradores dentro das empresas e a entrada dos jovens no mercado de trabalho, essa pesquisa teve como objetivo analisar como as empresas podem diminuir a intenção de rotatividade e aumentar a retenção de jovens profissionais de Tecnologia da Informação. Foram realizadas entrevistas com 15 profissionais, sendo 9 deles jovens profissionais de TI com 25 anos ou menos. Pesquisas sobre o contexto específico do mercado de Tecnologia da Informação foram o foco do referencial, que analisou as relações entre empregabilidade percebida, comunicação estratégica, e Employer Branding com retenção, e práticas de gestão de pessoas, compromisso com organização e suas variáveis com intenção de rotatividade. Fatores como desenvolvimento e crescimento profissional, cultura e relações de trabalho, autonomia, confiança, flexibilidade, vínculo do colaborador com o produto em que trabalha, entre outros pontos, são importantes para a permanência dos colaboradores nas empresas. Em síntese, os principais resultados expõem pontos relevantes para aumentar a retenção e diminuir a intenção de rotatividade de jovens profissionais de TI.pt_BR
dc.description.abstractFrom the current scenario of shortage of IT professionals, the great demand for these employees in companies and the entry of young people in the job market, this research aimed to analyze how companies can reduce the intention of turnover and increase retention of young IT professionals. Interviews were conducted with 15 professionals, 9 of whom were young IT professionals aged 25 years or less. Research on the specific context of the IT market was the focus of the benchmark, which analyzed the relationships between perceived employability, strategic communication, and Employer Branding with retention; and people management practices, commitment to the organization and its variables with intention of turnover. Factors such as professional development and growth, culture and work relationships, autonomy, trust, flexibility, the employee's bond with the product they work on, among other points, are important for employees to remain in companies. In summary, the main results expose relevant points linked to increased retention and decreased turnover intention of young IT professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectRetentionen
dc.subjectRotatividade de pessoalpt_BR
dc.subjectTurnover intentionen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectYoung professionalsen
dc.subjectComputers and information technologyen
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleRetenção e intenção de rotatividade no trabalho de jovens profissionais de tecnologia da informação de Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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