Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuimarães, Rosana Córdovapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Filipe Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T06:55:15Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290908pt_BR
dc.description.abstractCom base nas mudanças no mercado financeiro com a inserção de novos competidores puramente digitais, e o alto investimento em tecnologia em bancos tradicionais, observa-se, consequentemente, uma grande influência sobre a cultura e as formas de consumo dos clientes deste segmento. Por conseguinte, este estudo teve como objetivo dissertar sobre as mudanças das formas de consumo, com o uso de cocriação e de cultura algorítmica na relação entre as empresas XYZ BANK, EDN Seg., e o mercado financeiro, com o foco de análise sobre o produto de seguro de vida. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com três integrantes de cada uma das instituições mencionadas e, a partir das respostas aos roteiros elaborados, utilizou-se da metodologia de análise temática, juntamente com o referencial teórico voltado para o entendimento do histórico e do contexto atual das formas de consumo, para realizar a análise das respostas obtidas. Foram identificados três principais temas essenciais para análise, voltados para a reestruturação das companhias analisadas e os impactos sobre o produto de seguro de vida; posteriormente os primeiros passos para o uso do processo de cocriação e cultura algorítmica e, por fim, as perspectivas das companhias e do mercado financeiro. Nesse sentido, os principais resultados apontaram que as companhias XYZ BANK e EDN Seg. estão passando por uma reestruturação interna com um investimento elevado em tecnologia, mas estão com dificuldades para a digitalização e otimização de seus processos, e possuem uma visão conservadora sobre o produto de seguridade de vida. No entanto, há uma tendência de criação de um novo produto que utilizará de metodologias de cocriação e, futuramente, poderá mobilizar uma mudança sobre o uso de cultura algorítmica em ambas as organizações.pt_BR
dc.description.abstractA major impact on consumer purchasing decisions and behavior can be observed among financial market customers. This is due to the changes in this segment, in particular the arrival of purely digital market players and the high investment in technology by traditional ones. Therefore, this paper aims to study these changes in consumer behavior focusing on the life insurance products, especially through the co-creation and algorithmic culture in the case of the companies XYZ BANK and EDN Seg. as well as the changes in the financial market. For this purpose, a qualitative research was conducted with three employees of each of the mentioned companies. The responses were analyzed using a thematic analysis and a theoretical framework that focused on the history of consumer behaviour. The questions addressed three main topics: the restructuring of the companies and the consequences for the life insurance product, cocreation and algorithmic culture implementation first steps and, finally, the financial market and the company’s future prospects. The data shows that while the companies are undergoing internal changes and investing heavily in technology, growth prospects for life insurance products remain modest. This is due to challenges in digitization and streamlining internal processes. However, the adoption of an algorithmic culture in both companies is a possibility for the future as both companies develop a new product based on co-creation methods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectCo-creationen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectAlgorithmic cultureen
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.subjectLife insuranceen
dc.subjectSeguro de vidapt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titleFenômenos de transformação do consumo no XYZ BANKpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178168pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples