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dc.contributor.advisorAlgeri, Simonept_BR
dc.contributor.authorMendes, Renata Vasconcellospt_BR
dc.date.accessioned2025-04-26T06:56:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290874pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A agitação psicomotora pediátrica é causada por diversos motivos, principalmente quando a criança está sob estresse, como por exemplo quando é exposta a um ambiente que lhes causa medo e angústia. A abordagem de conter fisicamente um paciente é utilizada diariamente pelos profissionais de saúde para possibilitar a realização do tratamento e cuidados quando o mesmo mostra-se resistente. Objetivo: Revisar a literatura nacional e internacional acerca do assunto que apresente contenção física na assistência à agitação psicomotora pediátrica e relacionar os achados da literatura sobre contenção física na assistência considerando-a como uma possibilidade de abordagem terapêutica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, baseada na metodologia de Cooper (1984), tendo a seguinte questão norteadora: Como os profissionais de saúde podem utilizar a contenção física como abordagem terapêutica em pacientes pediátricos com agitação psicomotora? A coleta de dados foi realizada de forma online nas bases de dados LILACS, SciELO, CINAHL e PubMed. O estudo foi composto por 6 artigos disponíveis de forma online, completa e gratuita, publicados no período de 2017 a 2022, redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Os resultados expõem uma defasagem de publicações científicas, principalmente nacionais, sobre o tema. Observou-se falta de informação e padronização durante a aplicação da contenção pelos profissionais, sendo que esta abordagem quando realizada de forma errônea acarreta em consequências negativas tanto para o paciente quanto para os profissionais. Conclusão: Para que essa abordagem seja realizada de forma padronizada, segura e qualificada é importante que ocorra a implementação de programas de treinamento, capacitações e protocolos que registrem como essa abordagem deva ser feita. Sugere-se a realização de pesquisas futuras sobre como conter fisicamente um paciente pediátrico abordando também a perspectiva dos profissionais de enfermagem, já acompanham o paciente na maior parte do tratamento.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Pediatric psychomotor agitation is caused by several factors, especially when the child is under stress, such as when exposed to an environment that causes fear and distress. The approach of physically restraining a patient is used daily by health professionals to enable treatment and care to be carried out when the patient is resistant. Objective: To review the national and international literature on the subject that presents physical restraint in assistance with pediatric psychomotor agitation and relate the findings of the literature on physical restraint in care, considering it as a possible therapeutic approach. Methodology: This is an integrative literature review, based on Cooper's methodology (1984), with the following guiding question: How can health professionals use physical restraint as a therapeutic approach in pediatric patients with psychomotor agitation? Data collection was carried out online in the LILACS, SciELO, CINAHL and PubMed databases. The study consisted of 6 articles available online, completely and free of charge, published from 2017 to 2022, written in Portuguese, English and Spanish. Results: The results expose a lack of scientific publications, mainly national, on the subject. There was a lack of information and standardization during the application of restraint by professionals, and this approach, when performed incorrectly, leads to negative consequences for both the patient and the professionals. Conclusion: For this approach to be carried out in a standardized, safe and qualified way, it is important that training programmes, qualifications and protocols be implemented that record how this approach should be carried out. It is suggested that future research be carried out on how to physically contain a pediatric patient, also addressing the perspective of nursing professionals, who already accompany the patient in most of the treatment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfissionais de enfermagempt_BR
dc.subjectNursing professionalsen
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectContenção mecânicapt_BR
dc.subjectPhysical containmenten
dc.titleAgitação psicomotora pediátrica e o uso de contenção física como abordagem terapêutica : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174046pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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