Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBruscato, Andrea Cristiane Maraschinpt_BR
dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T06:56:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2179-2534pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290762pt_BR
dc.description.abstractEste estudo estabelece um diálogo entre a autobiografia de João Pedro, um músico com deficiência, e a teoria histórico-crítica, com o objetivo de compreender e abordar as barreiras atitudinais e seus impactos sociais. Três entrevistas, realizadas entre dezembro de 2021 e junho de 2022, foram gravadas, transcritas e validadas pelo participante. Com base nessas narrativas, identificamos conexões entre os processos de apropriação e objetivação e seu papel nos desenvolvimentos pessoal e profissional de João Pedro. Nossos resultados evidenciam a insuficiência das políticas públicas e ações de reconhecimento e justiça social para romper o ciclo de estigmatização enfrentado pelas pessoas com deficiência. Concluímos que uma verdadeira ruptura desse estigma exige uma abordagem personalizada, levando em consideração as particularidades de cada sujeito, incluindo seus processos de apropriação e objetivação, destacando a necessidade de uma transformação profunda nas atitudes e percepções sociais em relação às pessoas com deficiência.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio establece un diálogo entre la autobiografía de João Pedro, un músico con discapacidad, y la teoría histórico-crítica, con el objetivo de comprender y abordar las barreras actitudinales y sus impactos sociales. Se realizaron tres entrevistas entre diciembre de 2021 y junio de 2022, que fueron grabadas, transcritas y validadas por el participante. A partir de estas narrativas, identificamos conexiones entre los procesos de apropiación y objetivación y su papel en los desarrollos personales y profesionales de João Pedro. Nuestros resultados evidencian la insuficiencia de las políticas públicas y acciones de reconocimiento y justicia social para romper el ciclo de estigmatización enfrentado por las personas con discapacidad. Concluimos que una verdadera ruptura de este estigma requiere un enfoque personalizado, teniendo en cuenta las particularidades de cada individuo, incluyendo sus procesos de apropiación y objetivación, resaltando la necesidad de una transformación profunda en las actitudes y percepciones sociales hacia las personas con discapacidad.en
dc.description.abstractThis study establishes a dialogue between the autobiography of João Pedro, a musician with a disability, and the historical-critical theory, aiming to understand and address attitudinal barriers and their social impacts. Three interviews conducted between December 2021 and June 2022 were recorded, transcribed, and validated by the participant. Based on these narratives, we identified connections between the processes of appropriation and objectification and their role in João Pedro's personal and professional developments. Our results highlight the inadequacy of public policies and actions for recognition and social justice in breaking the cycle of stigmatization faced by people with disabilities. We conclude that a true rupture of this stigma requires a personalized approach, taking into account the particularities of each individual, including their processes of appropriation and objectification, emphasizing the need for a profound transformation in attitudes and social perceptions towards people with disabilities.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPoiésis. Florianópolis. Vol. 17, n. 32 (jan./jun. 2023), p. 410-425pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectStigmaen
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectHistoriographyen
dc.subjectEstigmaes
dc.subjectDiscapacidades
dc.subjectHistoriografíaes
dc.titleJoão Pedro : um salto para além da estigmatizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001249153pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples