Atendimento educacional especializado e educação física : possibilidades cooperativas no cotidiano escolar
dc.contributor.author | Baptista, Cláudio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Carlos Henrique Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T06:56:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-9269 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290758 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre Educação Es-pecial e Educação Física a partir da busca pela implementação de um plano de ação inovador, que propõe a realização de atividades compartilhadas que en-volvem o planejamento e a execução do serviço de Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa, de natureza qualitativa, pode ser definida como um estudo de caso, uma vez que seus principais eixos metodológicos foram o levantamento bibliográfico e a ob-servação participante. Ao longo do estudo, verificou-se que a ação do professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado e suas conexões com o trabalho pedagógico dos demais professores da escola estão previstas na maior parte dos dispositivos legais que orientam a operacionalização desse serviço. Os desafios estão centrados na análise daquilo que é considerado currículo e não nas supostas limitações do aluno. Percebeu-se que a proximidade entre o Aten-dimento Educacional Especializado e áreas específicas, como a Educação Física, tem como efeitos o envolvimento da dimensão corporal, a aprendizagem dos contextos e a valorização do trabalho cooperativo. Essas diretrizes podem indi-car uma qualificação das intervenções e anunciam possibilidades de construção de percursos que alteram reciprocamente os trabalhos do professor de Sala de Recursos, quanto do docente de área específica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the relations between Special Education and Physical Education.It is based on the implementation of an innovative action plan to carry out shared activities that are linked to the planning and execution of specialized education services for students with disabilities. These students attend the resource room in a municipal elementary schoolof a city within the metropolitan area of Porto Alegre/RS. This is a qualitative research that can be defined as a case study;literature review and participant observation were the main methodological tools used. The regulatory provisions that guide the specialized education services announce the importance of connections between this specific service and the pedagogical work of the other teachers at the school. We can see that the proximity between the specialized education services and specific areas, such as Physical Education, produces effects: the analysis of what is considered curriculum;involvement of the corporal dimension;the understanding of contexts; and the appreciation of cooperative work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista cocar. Nesp. 1 (jan./jul. 2015), p. 57-79 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | School inclusion | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Specialized education services | en |
dc.title | Atendimento educacional especializado e educação física : possibilidades cooperativas no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Specialized education services and physics education : cooperative possibilities in the daily school life | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000987492 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42354)Ciências Humanas (7339)