Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Mauricio da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T06:56:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290643pt_BR
dc.description.abstractMuitas pessoas gostam de música. Considerando a minha atuação como professor de inglês para adultos brasileiros acima dos 50 anos de idade, a pergunta que originou esta pesquisa foi a seguinte: atividades de língua inglesa com música provocam mais Divertimento na aprendizagem de inglês para esse público do que atividades de inglês sem música? Portanto, o presente estudo pretendeu investigar se atividades com música promovem mais Divertimento do que atividades sem música, dentro de um contexto de aula de Língua Adicional, para um grupo de 26 aprendizes brasileiros acima de 50 anos matriculados em um curso privado de inglês. Este estudo com tal público também investigou como outras variáveis, como proficiência, frequência de audição de músicas em inglês, experiência com o inglês no dia a dia, preferência por música ao vivo ou gravada, preferência pelo uso de música em tarefas de aprendizagem e conexão emocional com músicas em inglês interagem com o Divertimento. Os participantes realizaram 2 tarefas de audição com música e 2 tarefas de audição não envolvendo música. Em seguida, os participantes responderam a uma Escala De Divertimento com Música e a uma Escala de Divertimento com Leitura de Poesia, seguidas de um Protocolo Verbal sobre a sua experiência com as tarefas. A análise estatística não revelou vantagem significativa para as atividades envolvendo música. Além disso, não ocorreu nenhuma correlação positiva entre as variáveis e o nível de Divertimento. No entanto, a análise do Protocolo Verbal aponta que a maioria dos participantes declarou ter gostado das atividades com música. Acredita-se que o reduzido número de participantes possa ter influenciado tais resultados. Este foi o primeiro estudo relacionando Divertimento e atividades de Língua Adicional com música para adultos acima dos 50 anos de idade no Brasil, sugerindo possíveis direções para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractMany people enjoy music. Considering my activity as an English teacher for adult Brazilians over 50 years of age, the question which originated this study was the following: do English language activities with music generate more Enjoyment in English learning for such subjetcs than English language activities without music? Hence, the present study aimed to investigate whether activities with music promote more Enjoyment than activities without music, within an Additional Language class context, for a group of 26 Brazilian learners over 50 years of age enrolled in a private English course. This study with such individuals also investigated how other variables such as proficiency, frequency of listening to songs in English, experience with English in everyday life, preference for live or recorded music, preference for using music in learning tasks, and emotional connection with songs in English interact with Enjoyment. Participants performed 2 listening tasks with music and 2 listening tasks not involving music. Participants then responded to a Music Enjoyment Scale and a Poetry Reading Enjoyment Scale, followed by a Verbal Protocol about their experience with the tasks. Data analysis did not reveal that there was more Enjoyment when songs were used in the activities. Furthermore, there was no positive correlation between the variables and the level of Enjoyment. However, the analysis of the Verbal Protocol shows that the majority of participants enjoyed the activities with music. This was the first study relating Enjoyment and Additional Language activities using music for adults over 50 years of age in Brazil, suggesting possible directions for future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectAdditional language learningen
dc.subjectPositive emotionsen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAgingen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectEnjoymenten
dc.subjectDiversõespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.titleMúsica e divertimento na aprendizagem de inglês para adultos acima dos 50 anos de idadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001248679pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples