Laboratórios de prática docente : desafios e contribuições na formação de professores de Computação
dc.contributor.advisor | Henriques, Renato Ventura Bayan | pt_BR |
dc.contributor.author | Poltronieri, Roberta Milena Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T17:18:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290616 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho relata as atividades feitas na disciplina de Laboratório de Prática Docente, desenvolvida no curso de Licenciatura em Computação e Robótica e Educativa, com o objetivo de desenvolver habilidades necessárias ao professor de Computação na Educação Básica. Ao total foram oito práticas docentes ao longo do curso permeando teoria e prática e criando um ambiente de imersão para os estudantes, conectando a universidade à comunidade. São relatados um a um cada laboratório, seus objetivos, organização e atividades feitas, em formato de portfólio. Além disso, apresenta as principais habilidades desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura em Computação ao longo dos oito semestres, discutindo como a integração entre elas e os desafios enfrentados nos Laboratórios de Prática Docente, contribui para o fortalecimento do perfil profissional do futuro professor de Computação, também apresenta uma proposta de atividade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work reports the activities carried out in the Teaching Practice Laboratory course, developed in the Bachelor's degree program in Computing and Robotics Education, with the objective of developing the skills necessary for Computing teachers in Basic Education. In total, there were eight teaching practices throughout the course, combining theory and practice, and creating an immersive environment for the students, connecting the university to the community. Each laboratory is reported individually, with its objectives, organization, and activities carried out, in a portfolio format. Additionally, it presents the main skills developed by the computing teaching students over the eight semesters, discussing how the integration between them and the challenges faced in the teaching practice laboratories contributes to strengthening the professional profile of the future computing teacher. It also presents a proposed activity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Teaching laboratories | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical skills | en |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Technological skills | en |
dc.subject | Habilidade pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Laboratórios de prática docente : desafios e contribuições na formação de professores de Computação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001242999 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Ciência da Computação (1082)