Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Leilapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Ricardo Silveira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T17:18:30Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290615pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a prática de atividades de introdução do pensamento computacional nas escolas públicas brasileiras e propor um conjunto de atividades para auxiliar no desenvolvimento dessa competência entre os alunos. Diante da falta de solidez do ensino de computação nas escolas públicas, o foco está em propor um conjunto atividades que promovam o pensamento computacional de forma natural e progressiva, com base em problemas simples que evoluem para desafios mais complexos. A partir de ferramentas como Logo, Scratch e Portugol, pretende-se integrar o pensamento computacional a outras disciplinas, como geometria, garantindo uma abordagem interdisciplinar e adaptada aos níveis de conhecimento dos estudantes. O intuito é oferecer um conjunto de estratégias que promovam um aprendizado orgânico e progressivo, respeitando o tempo de desenvolvimento e as necessidades de alunos que possivelmente nunca tiveram contato com essa competência.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the practice of introducing computational thinking activities in Brazilian public schools and propose a set of activities to support the development of this competence among students. Given the lack of solid computing education in public schools, the focus is on suggesting activities that promote computational thinking naturally and progressively, starting with simple problems that gradually evolve into more complex challenges. Using tools such as Logo, Scratch, and Portugol, the study seeks to integrate computational thinking with other subjects, such as geometry, ensuring an interdisciplinary approach adapted to students' knowledge levels. The goal is to provide a set of strategies that foster an organic and progressive learning experience, respecting the development pace and needs of students who may have never been exposed to this competence before.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectPracticesen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectProgressive learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleAnálise de práticas e propostas de atividades para o desenvolvimento do Pensamento Computacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationComputação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples