Análise de práticas e propostas de atividades para o desenvolvimento do Pensamento Computacional
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Leila | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Ricardo Silveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T17:18:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290615 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a prática de atividades de introdução do pensamento computacional nas escolas públicas brasileiras e propor um conjunto de atividades para auxiliar no desenvolvimento dessa competência entre os alunos. Diante da falta de solidez do ensino de computação nas escolas públicas, o foco está em propor um conjunto atividades que promovam o pensamento computacional de forma natural e progressiva, com base em problemas simples que evoluem para desafios mais complexos. A partir de ferramentas como Logo, Scratch e Portugol, pretende-se integrar o pensamento computacional a outras disciplinas, como geometria, garantindo uma abordagem interdisciplinar e adaptada aos níveis de conhecimento dos estudantes. O intuito é oferecer um conjunto de estratégias que promovam um aprendizado orgânico e progressivo, respeitando o tempo de desenvolvimento e as necessidades de alunos que possivelmente nunca tiveram contato com essa competência. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the practice of introducing computational thinking activities in Brazilian public schools and propose a set of activities to support the development of this competence among students. Given the lack of solid computing education in public schools, the focus is on suggesting activities that promote computational thinking naturally and progressively, starting with simple problems that gradually evolve into more complex challenges. Using tools such as Logo, Scratch, and Portugol, the study seeks to integrate computational thinking with other subjects, such as geometry, ensuring an interdisciplinary approach adapted to students' knowledge levels. The goal is to provide a set of strategies that foster an organic and progressive learning experience, respecting the development pace and needs of students who may have never been exposed to this competence before. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | en |
dc.subject | Practices | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Public schools | en |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Progressive learning | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Análise de práticas e propostas de atividades para o desenvolvimento do Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001242996 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciência da Computação (1082)