Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Cecília Duartept_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T17:18:23Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290613pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor práticas pedagógicas que promovam a formação de alunos conscientes sobre cibersegurança no contexto da Educação Básica, incorporando o uso seguro da internet ao currículo escolar para formar alunos críticos e responsáveis no ambiente digital, Diante da crescente importância da cibersegurança na educação, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa para explorar metodologias que promovam a reflexão crítica dos estudantes sobre riscos e responsabilidades no ambiente digital. Para isso, foram analisados planos de aula com professores, buscando compreender a integração da segurança digital ao currículo escolar. Os dados foram coletados por meio da análise de planos de aula, observações diretas, com o objetivo de compreender como a cibersegurança é integrada ao currículo escolar. Os resultados indicam que, apesar da relevância do tema, ainda existem lacunas no preparo docente e na adaptação dos materiais educacionais. Conclui-se que a promoção de uma cultura de segurança digital nas escolas exige não apenas a inclusão de conteúdos sobre cibersegurança, mas também o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que incentivem o engajamento dos alunos. Este estudo contribui para o campo da educação ao propor diretrizes para o ensino de cibersegurança, alinhadas às necessidades e contextos das novas gerações.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to propose pedagogical practices that promote the development of students' awareness of cybersecurity within the context of Basic Education, incorporating safe internet use into the school curriculum to foster critical and responsible digital citizenship. Given the growing importance of cybersecurity in education, the research adopts a qualitative approach to explore teaching methodologies that encourage students’ critical reflection on risks and responsibilities in the digital environment. To this end, lesson plans were analyzed in collaboration with teachers to understand how digital security issues are integrated into the school curriculum. Data were collected through lesson plan analysis and direct observations to examine how cybersecurity is incorporated into educational practices. The results indicate that, despite the relevance of the topic, gaps remain in teacher preparation and the adaptation of educational materials. It is concluded that promoting a culture of digital security in schools requires not only the inclusion of cybersecurity content but also the development of pedagogical strategies that engage students. This study contributes to the field of education by proposing guidelines for cybersecurity teaching, aligned with the needs and contexts of new generations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectCybersecurityen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCibersegurançapt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.titleEducação e cibersegurança : práticas pedagógicas para a formação de alunos conscientes no uso da internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242889pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationComputação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples