Educação e cibersegurança : práticas pedagógicas para a formação de alunos conscientes no uso da internet
dc.contributor.advisor | Ziede, Mariangela Kraemer Lenz | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Cecília Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T17:18:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290613 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor práticas pedagógicas que promovam a formação de alunos conscientes sobre cibersegurança no contexto da Educação Básica, incorporando o uso seguro da internet ao currículo escolar para formar alunos críticos e responsáveis no ambiente digital, Diante da crescente importância da cibersegurança na educação, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa para explorar metodologias que promovam a reflexão crítica dos estudantes sobre riscos e responsabilidades no ambiente digital. Para isso, foram analisados planos de aula com professores, buscando compreender a integração da segurança digital ao currículo escolar. Os dados foram coletados por meio da análise de planos de aula, observações diretas, com o objetivo de compreender como a cibersegurança é integrada ao currículo escolar. Os resultados indicam que, apesar da relevância do tema, ainda existem lacunas no preparo docente e na adaptação dos materiais educacionais. Conclui-se que a promoção de uma cultura de segurança digital nas escolas exige não apenas a inclusão de conteúdos sobre cibersegurança, mas também o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que incentivem o engajamento dos alunos. Este estudo contribui para o campo da educação ao propor diretrizes para o ensino de cibersegurança, alinhadas às necessidades e contextos das novas gerações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to propose pedagogical practices that promote the development of students' awareness of cybersecurity within the context of Basic Education, incorporating safe internet use into the school curriculum to foster critical and responsible digital citizenship. Given the growing importance of cybersecurity in education, the research adopts a qualitative approach to explore teaching methodologies that encourage students’ critical reflection on risks and responsibilities in the digital environment. To this end, lesson plans were analyzed in collaboration with teachers to understand how digital security issues are integrated into the school curriculum. Data were collected through lesson plan analysis and direct observations to examine how cybersecurity is incorporated into educational practices. The results indicate that, despite the relevance of the topic, gaps remain in teacher preparation and the adaptation of educational materials. It is concluded that promoting a culture of digital security in schools requires not only the inclusion of cybersecurity content but also the development of pedagogical strategies that engage students. This study contributes to the field of education by proposing guidelines for cybersecurity teaching, aligned with the needs and contexts of new generations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Cybersecurity | en |
dc.subject | Pedagogical practices | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Cibersegurança | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.title | Educação e cibersegurança : práticas pedagógicas para a formação de alunos conscientes no uso da internet | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001242889 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Ciência da Computação (1082)