Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças de uma escola de educação infantil
dc.contributor.advisor | Ferreira, Anali Martegani | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Victor Serpa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T06:57:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/289609 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A primeira infância é um período crucial para a saúde, o aprendizado e o desenvolvimento motor e emocional das crianças, sendo considerada uma janela de oportunidades, e para acompanhar as crianças nessa fase, a Caderneta da Criança é um instrumento que permite a avaliação e o acompanhamento. Objetivo: Acompanhar e avaliar o desenvolvimento infantil de crianças de três a quatro anos em uma escola de educação infantil, e compreender as percepções das professoras sobre o desenvolvimento infantil de crianças de três a cinco anos. Metodologia: Estudo descritivo misto, com abordagem quantitativa e qualitativa. A etapa quantitativa consistiu na aplicação de duas avaliações com crianças de uma escola de educação infantil, enquanto a etapa qualitativa envolveu uma roda de conversa com educadoras. Resultados: As avaliações apontaram que a maioria das crianças não atingiram plenamente as habilidades previstas para sua faixa etária. As educadoras apontaram progressos no desenvolvimento infantil ao longo ano, principalmente para as habilidades emocionais e sociais, o que demonstra que o estabelecimento de estratégias auxiliam as crianças no desenvolvimento de suas habilidades. Destaca-se que o desenvolvimento infantil é um processo complexo e multifatorial. Conclusão: Os resultados evidenciaram a importância do acompanhamento contínuo do desenvolvimento das crianças. Aponta para o trabalho multiprofissional, incluindo a enfermagem escolar no ambiente escolar, contribuindo para ações com foco no desenvolvimento. A colaboração entre educadores, enfermeiros escolares e outros profissionais especializados que atuam em ambiente escolar fortalece ações para qualificar intervenções para o pleno desenvolvimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças de uma escola de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001241647 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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