Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Anali Marteganipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Victor Serpa dapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T06:57:44Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289609pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A primeira infância é um período crucial para a saúde, o aprendizado e o desenvolvimento motor e emocional das crianças, sendo considerada uma janela de oportunidades, e para acompanhar as crianças nessa fase, a Caderneta da Criança é um instrumento que permite a avaliação e o acompanhamento. Objetivo: Acompanhar e avaliar o desenvolvimento infantil de crianças de três a quatro anos em uma escola de educação infantil, e compreender as percepções das professoras sobre o desenvolvimento infantil de crianças de três a cinco anos. Metodologia: Estudo descritivo misto, com abordagem quantitativa e qualitativa. A etapa quantitativa consistiu na aplicação de duas avaliações com crianças de uma escola de educação infantil, enquanto a etapa qualitativa envolveu uma roda de conversa com educadoras. Resultados: As avaliações apontaram que a maioria das crianças não atingiram plenamente as habilidades previstas para sua faixa etária. As educadoras apontaram progressos no desenvolvimento infantil ao longo ano, principalmente para as habilidades emocionais e sociais, o que demonstra que o estabelecimento de estratégias auxiliam as crianças no desenvolvimento de suas habilidades. Destaca-se que o desenvolvimento infantil é um processo complexo e multifatorial. Conclusão: Os resultados evidenciaram a importância do acompanhamento contínuo do desenvolvimento das crianças. Aponta para o trabalho multiprofissional, incluindo a enfermagem escolar no ambiente escolar, contribuindo para ações com foco no desenvolvimento. A colaboração entre educadores, enfermeiros escolares e outros profissionais especializados que atuam em ambiente escolar fortalece ações para qualificar intervenções para o pleno desenvolvimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleAvaliação do desenvolvimento infantil de crianças de uma escola de educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples