Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSachs, Cláudia Müllerpt_BR
dc.contributor.authorFensterseifer, Laurapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T06:21:02Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287597pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia analisa os processos criativos dos espetáculos “Família Addams - Primeiro Ato” (2022), “Retalhos ou Porque algumas pessoas dormem com cadáveres” (2023) e “Quando se esquecem de nós” (2024), desenvolvidos no contexto do curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é examinar diferentes modos de trabalho de atuação, enfocando o psicofísico, o espacial e o corporal adotados em cada projeto respectivamente, bem como as etapas de criação que influenciaram a experiência artística nas montagens. Cada trabalho foi orientado por diferentes professores do Departamento de Artes Dramáticas. Assim, são apresentados alguns dos métodos dos principais autores estudados por estes docentes, como Stanislavski, Brecht, Bogart e Lecoq, buscando estabelecer relações com certas práticas realizadas nas aulas e nos ensaios de preparação para os espetáculos, propondo uma reflexão sobre as diversas possibilidades de condução de um processo criativo.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph analyzes the creative processes of the shows “Família Addams - Primeiro Ato” (2022), “Retalhos ou Porque algumas pessoas dormem com cadáveres” (2023) and “Quando se esquecem de nós” (2024), developed in the context of the Theater course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The objective is to examine different modes of the acting work, focusing on the psychophysical, spatial and corporal aspects adopted in each project respectively, as well as the creative stages that influenced the artistic experience in the productions. Each work was supervised by different professors from the Department of Dramatic Arts. Thus, some of the methods of the main authors studied by these professors are presented, such as Stanislavski, Brecht, Bogart and Lecoq, seeking to establish relationships with certain practices carried out in classes and in rehearsals in preparation for the shows, proposing a reflection on the different possibilities of conducting a creative process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectCreative processesen
dc.subjectAtuação teatralpt_BR
dc.subjectActingen
dc.subjectPsicofísicapt_BR
dc.subjectPsychophysicisten
dc.subjectEspacialidadept_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectCorporalidadept_BR
dc.subjectBodyen
dc.titleExplorando processos criativos com diferentes ênfases do trabalho de atuação ao longo da trajetória acadêmcia de uma graduanda em teatropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241832pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples