Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.contributor.authorKnevitz, Vinicius Ahnertpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-15T06:58:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285398pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma nova interface de usuário e arquitetura de informação para o repositório digital Lume, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, utilizando como metodologia o Design Centrado no Humano. O redesenho da identidade visual do site não está dentro do escopo deste projeto. A fundamentação teórica discute os tópicos pertinentes ao desenvolvimento deste trabalho, como o design de experiência de usuário e termos como usabilidade e acessibilidade. Foi realizada uma análise da interface atual do Lume, sua estrutura de navegação e as ferramentas utilizadas em sua construção e manutenção. Por se tratar de um projeto envolvendo um repositório acadêmico, temas como o desenvolvimento da ciência e comunicação científica também são abordados. Com o objetivo de compreender a interação dos usuários com o Lume, assim como identificar oportunidades de melhoria na plataforma, foram conduzidas entrevistas com alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS. Além disso, foi realizada uma análise de repositórios acadêmicos similares para, juntamente das informações obtidas nas entrevistas, elaborar os requisitos de usuário e de sistema. Na etapa de desenvolvimento do projeto, foram definidas características fundamentais da interface, como grid, tipografia, cores, ícones e componentes, assim como um mapeamento da arquitetura de informação. Por fim, foram desenvolvidos protótipos de alta fidelidade das telas do repositório, que foram submetidos a testes com usuários, permitindo a identificação de oportunidades de melhorias que foram aplicadas ao resultado do projeto.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to propose a new user interface and information architecture for the Lume digital repository at the Federal University of Rio Grande do Sul, using Human-Centered Design as the methodology. Redesigning the website’s visual identity is not within the scope of this project. The theoretical foundation discusses topics relevant to the development of this project, such as user experience design and concepts like usability and accessibility. An analysis of Lume’s current interface, its navigation structure, and the tools used in its construction and maintenance was conducted. Since this project involves an academic repository, themes such as scientific development and scholarly communication are also addressed. To understand user interaction with Lume and identify opportunities for platform improvement, interviews were conducted with students and professors from the Graduate Program in Design at UFRGS. Additionally, an analysis of similar academic repositories was carried out to, alongside the information gathered from the interviews, define user and system requirements. During the project development phase, fundamental interface characteristics were determined, including grid, typography, colors, icons, and components, as well as a mapping of the information architecture. Finally, high-fidelity prototypes of the repository’s screens were developed and tested with users, allowing for the identification of improvement opportunities, which were incorporated into the project’s final outcome.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterface designen
dc.subjectDesign visualpt_BR
dc.subjectDesign de interfacespt_BR
dc.subjectLumeen
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectUser experienceen
dc.titleRedesign do repositório digital Lume : uma abordagem centrada no humanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples