Finanças em alto mar : jogo para educação financeira de adolescentes
dc.contributor.advisor | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Ferreira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-15T06:58:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/285376 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa criar um jogo de tabuleiro para conscientizar os adolescentes e jovens sobre educação financeira de modo lúdico, voltado para sala de aula. Foi realizada uma análise da situação por meio de dados e pesquisas com os número de inadimplentes no Brasil disponibilizados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL, 2023) para assim identificar o público alvo. O procedimento metodológico adotado foi a Tétrade Elementar (SCHELL, 2001), que aborda os quatro elementos essenciais na criação de jogos: estética, história, mecânica e tecnologia, sendo que todos são importantes de igual modo. Também foi adotado o modelo ADDIE para determinar as etapas utilizadas, que são separadas em duas fases distintas: fase de concepção e fase de execução. Espera-se que o trabalho possa inspirar e orientar os jovens a desenvolverem responsabilidade financeira, para quando atingir a idade adulta, não venham a entrar na taxa dos inadimplentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to create a board game to raise awareness among teenagers and young people about financial education in a playful way, aimed at the classroom. An analysis of the situation was carried out through data and research on the number of defaulters in Brazil made available by the National Confederation of Shopkeepers (CNDL, 2023) in order to identify the target audience. The methodological procedure adopted was the Elementary Tetrad (SCHELL, 2011), which addresses the four essential elements in the creation of games: aesthetics, story, mechanics and technology, all of which are equally important. The ADDIE model was also adopted to determine the steps used, which are separated into two distinct phases: conception phase and execution phase. It is expected that the work can encourage and teach young people to be financially responsible, so that when they reach adulthood, they will not enter the defaulter rate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design visual | pt_BR |
dc.subject | Financial education | en |
dc.subject | Board game | en |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Teenagers | en |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Game design | en |
dc.subject | Visual design | en |
dc.title | Finanças em alto mar : jogo para educação financeira de adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001241631 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Design (400)